MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Em Cacoal, RO, pneus usados são transformados em peças decorativas


'Cuidando do que é nosso' é desenvolvido durante as aulas há 8 anos.
Embelezamos nossa escolar e damos um aspecto mais agradável, diz aluna.

Fernanda Bonilha Do G1 RO

Estudantes ficam atentos às orientações para transformar pneus em vasos (Foto: Fernanda Bonilha/G1)Estudantes ficam atentos às orientações para transformar pneus em vasos (Foto: Fernanda Bonilha/G1)
Alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Maria do Socorro Viana de Almeida, em Cacoal (RO), encontraram uma forma criativa de dar fim aos pneus usados, sem agredir o meio ambiente. A iniciativa faz parte de um projeto ambiental e o que antes era lixo, agora é transformado em vasos decorativos, bancos e produtos que ajudam na ornamentação da escola.
O 'Cuidando do que é nosso' é desenvolvido durante o período de aulas há 8 anos e a matéria-prima é doada por estabelecimentos comerciais do ramo.
Iara Cristina Gude cursa o 7°ano e aprende na escola sobre a dimensão dos danos que o descarte incorreto de pneus pode causar ao meio ambiente. "Através do projeto ajudamos a embelezar nosso ambiente escolar e dar um aspecto mais agradável, além de diminuir consideravelmente o número de pneus jogados”, conta a estudante.
Os vasos confeccionados pelos alunos e funcionários estão espalhados por toda escola. De acordo com o professor de ciências e coordenador do projeto, João Acemar Duarte, a iniciativa ajuda não só no cuidado com o meio ambiente. “A gente incentiva o aluno a desenvolver a consciência sobre a preservação. Trabalhamos na orientação do tempo que esse pneu demora para se decompor na natureza, um tempo muito longo e incerto, e fazemos um alerta sobre a dengue. Os alunos são multiplicadores de informação, já que tudo o que aprendem na escola é levado também para dentro de casa”, afirma Duarte.
A escola atende cerca de 700 alunos, do  1° ao 9° ano do ensino fundamental.

Um comentário:

  1. acredito que se todos se unirem neste objetivo o mundo se tornará sustentavel

    ResponderExcluir