MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Em RR, 'Novembro Azul' lembra a necessidade do exame de próstata


Médico ressalta que exame é essencial para diagnosticar o problema.
Paciente afirma que é necessário perder o preconceito e se prevenir.

Natacha Portal Do G1 RR

Novembro Azul em Rio das Ostras (Foto: Gabriel Sales/Secom Rio das Ostras)'Novembro Azul' é marcado por ação de saúde
voltada aos homens em Roraima
(Foto: Gabriel Sales/Secom Rio das Ostras)
Novembro é um mês dedicado aos cuidados contra o câncer de próstata e acompanhando a movimentação nacional a favor da prevenção da doença, segundo tipo com maior ocorrência entre os homens no Brasil,  a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), oferece uma série de serviços à população masculina de Roraima.
Com a denominação 'Novembro Azul', em Roraima o dia 'D' está marcado para o próximo dia 9 de novembro, data em que o Hospital Coronel Motal mobilizará uma equipe de 35 profissionais, para atendimento exclusivo aos homens, com serviços de saúde e orientações.
Dados
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata está somente atrás do câncer de pele não-melanoma, sendo o sexto tipo mais comum no mundo. Considerado uma doença da terceira idade. Em 2012 foram diagnosticados 48 casos no estado e 18 mortes.
História
Para o fotojornalista, Bruno Garmatz, de 60 anos, é preciso que homens parem com o preconceito e façam o exame. Ele fez o primeiro exame há cinco anos e manteve a periodicidade anual, após confirmar o aumento dos níveis de substâncias relacionadas a alterações presentes na próstata por meio do PSA [exame de sangue específico], foi preciso passar por cirurgia de prostatectomia.
"Depois de alguns exames foi constatado que eu tinha câncer e foi preciso fazer a cirurgia de retirada da próstada", relatou Garmatz. Ele observou que se tivesse feito antes o exame, e não apenas aos 55 anos, talvez pudesse ter evitado o procedimento cirurgico. "É um exame simples e rápido", frisou, lembrando que o machismo é o que ainda tem impedido muitos homens de se prevenir contra o câncer.
Especialista
De acordo com o médico urologista, Marlon Krubnicki, a periodicidade do exame é o fator mais importante. "Se o paciente realizar o exame regularmente, e se for constatado algum problema, será tratado ainda na fase inicial, onde a chance de cura do paciente é superior a 90%", ressaltou.
Homens participam da campanha 'Novembro Azul' em Uberaba (Foto: Reprodução/TV Integração)Especialista orienta que homens a partir dos
45 anos devem fazer o exame de próstata
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Todos os homens a partir dos 45 anos devem realizar o exame de próstata. Aqueles que têm histórico da doença na família, devem fazer o exame aos 40 anos. "Na fase inicial, a que tem mais chances de cura, o paciente com câncer de próstata não apresenta sintoma nenhum. Por isso independente de ter alguma sintoma ou não, o homem deve procurar o médico", orientou Krubnicki.
Quanto ao preconceito em torno da realização do exame, o especialista enfatizou a importância da conversa com o paciente, explicando a necessidade do procedimento. "É um exame muito rápido, dura cerca de 10 segundos e praticamente não dói, sendo fundamental para diagnosticar o problema", destacou.
Campanha
O dia 'D' da campanha estadual será dia 9 de novembro, no Hospital Coronel Mota, das 7h às 13h, onde 35 médicos, entre urologistas, geriatras, clínicos gerais, endocrinologistas, cardiologistas dermatologistas, cirurgiões buco-maxilo e cirurgião geral vão prestar atendimento aos homens.

Segundo a diretora do hospital, Erineuda Teixeira, a intenção é fazer uma força tarefa para oferecer consultas com vários especialistas, além de exames e orientações. “Queremos lembrar que este dia é somente do homem, ele receberá toda assistência dos profissionais e informações importantes sobre o cuidado da sua saúde”, salientou.

Além das consultas, os homens terão acesso a exames de próstata, vacinação, teste rápido de Hepatite B e HIV, exame de VDRL distribuição de preservativo, exames de pele para hanseníase, triagem de glicemia, verificação de pressão arterial, informações sobre tuberculose e prevenção sobre câncer oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário