MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de novembro de 2013

Criação de animais de pequeno porte pode ser mais vantajosa


As minivacas produzem mais leite que algumas vacas tradicionais.
Elas também comem 60% menos que as vacas maiores.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
As minivacas podem produzir mais leite que as vacas tradicionais (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)As minivacas podem produzir mais leite que as vacas
tradicionais (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Eles são pequenos, dóceis, chamam a atenção das pessoas e trazem lucro para o produtor. A criação de animais de pequeno porte é um hobby para muitos produtores, mas pode ser mais vantajosa e lucrativa que a tradicional.
O produtor Batista Pereira, do Tocantins, cria 32 cabeças de minivacas em uma fazenda em Novo Acordo, a 133 km de Palmas. Elas medem cerca de 50 cm. O tamanho não é uma anomalia genética, é uma raça. Apesar de serem pequenas, elas são boas produtoras de leite, algumas produzem mais que as vacas maiores. "Estas vacas dão em média de 5 a 10 litros de leite", conta o gerente da fazenda Sérgio Pereira.
Os pôneis precisam de cuidados especiais, tomam banho com xampu três vezes por semana (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Os pôneis precisam de cuidados especiais, tomam
banho com xampu três vezes por semana
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Outra vantagem é que as minivacas comem 60% menos que as vacas tradicionais. "Quem tem uma chácara ou um quintal em casa pode criar uma vaca como esta porque a alimentação dela é pouca", explica o produtor Batista Pereira. A criação para ele é um hobby, mas o produtor pensa em aumentar o número de cabeças para comercializar os animais. "Esse é um hobby que a gente tem, não é barato, é caro, mas nós vamos fazer uma reprodução, teremos 100 matrizes para que possamos vender as novilhas e os garrotes".
O produtor também cria pôneis. A criação está em fase de teste. Ele tem apenas um casal e um filhote, mas planeja comprar mais animais. Pereira conta que os pôneis exigem um cuidado especial. "Tem que dar banho com xampu três vezes por semana, tem que ter o estábulo devidamente limpo e ter uma ração balanceada para manter o pelo liso e a qualidade do animal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário