MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alunos de escola estadual vendem rifa para ajudar colega deficiente físico


Valor arrecadado será usado para a compra de cadeira de rodas motorizada.
Ricardo, de Cacoal, RO, perdeu os movimentos das pernas há 4 anos.

Magda Oliveira Do G1 RO

Ricador recebe solidariedade dos amigos para conseguir uma cadeira de rodas motorizada (Foto: Magda Oliveira/G1)Ricardo recebe solidariedade dos amigos para conseguir uma cadeira de rodas motorizada (Foto: Magda Oliveira/G1)
Aos 14 anos, uma brincadeira fez a vida de Ricardo Xavier de Matos mudar. Ele estava em uma represa com amigos e, após um acidente em 2009, perdeu os movimentos das pernas. Depois de 4 anos, a solidariedade de professores e colegas da Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida, em Cacoal (RO), pode mudar o rumo dessa história. Para melhorar as condições de locomoção do jovem, hoje com 18 anos, o grupo fez uma rifa para comprar uma cadeira de rodas motorizada.
Em agosto de 2009 durante um banho com os amigos, Ricardo lembra que pulou de um balanço na represa. Com a queda sofreu uma lesão medular média, denomina tetraparesia. “Eu não tenho movimentos nas pernas e os movimentos dos meus braços são parciais, mas tenho grande sensibilidade nos membros”, conta.
Tarefas que antes eram desempenhadas com facilidade, como o acesso ao computador, precisaram ser readaptadas por ele. É na frente da tela que o garoto passa grande parte do seu dia quando não está estudando. A paixão é tão grande que Ricardo começou um curso profissionalizante de programador web.
Quando eu deixo o Ricardo na escola com os amigos, todo meu esforço é recompensado"
Rozani Francisco Xavier, mãe de Ricardo
Para o jovem, a maior dificuldade é a locomoção. Com a cadeira motorizada Ricardo deseja ter sua independência parcial de volta e conseguir ir a escola sem a ajuda da mãe, Rozani Francisco Xavier, de 41 anos. Ela empurra diariamente a cadeira de rodas do filho que pesa 86 quilos. “A minha coluna já não está aguentando, mas faço qualquer coisa para meu filho continuar estudando. Quando eu deixo o Ricardo na escola com os amigos, todo meu esforço é recompensado”, diz Rozani.
Para conseguir comprar a cadeira de rodas motorizada, a iniciativa de vender as rifas e montar o livro ouro foi da coordenadora do programa Ensino Médio Inovador, na escola Clodoaldo Nunes. “A ideia surgiu após uma conversa com o Ricardo, onde ele me disse que sua vida iria melhorar se tivesse uma cadeira motorizada”, conta Rose.
Para a venda das rifas a escola envolveu todos os alunos. Cada um ficou responsável por cinco rifas que estão sendo comercializadas a R$ 2. O prêmio será uma televisão de 29 polegadas, que a escola ganhou por meio de doação.
Outra ação da escola foi a criação do livro ouro do Ricardo. A cada R$ 10 doados uma mensagem é deixada ao jovem. “Esse livro é o ouro do Ricardo, pois é através dele que o aluno conseguirá conquistar seu sonho: adquirir sua cadeira motorizada” falou Rose.
A iniciativa já garantiu a arrecadação de R$ 3 mil. A expectativa dos envolvidos na ação é de que até o dia 25 de dezembro, no Natal, o valor necessário para a compra do equipamento - que varia entre R$ 7 mil e 14 mil - seja alcançado. Rifas e a assinatura no livro ouro podem ser adquiridas na Escola Clodoaldo Nunes de Almeida, localizada na Rua Presidente Médici, Bairro Jardim Clodoaldo, em Cacoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário