MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de novembro de 2013

Alta temporada aumenta faturamento de rendeiras do Pontal, em Maceió


Setur espera receber cinco mil visitantes por semana no estado.
Maceió é a terceira cidade mais procurada para turismo no Nordeste.

Do G1 AL

Turistas Pontal (Foto: Karoline Torres/G1)Turistas visitam lojas de rendas no Pontal da Barra.
(Foto: Karoline Torres/G1)
As rendas alagoanas, principalmente o filé, já são bastante conhecidas no Brasil e no exterior. No início da alta temporada turística em Maceió, as rendeiras do Pontal da Barra começam a aumentar o faturamento. O mercado de artesanato do bairro é parada obrigatória nos roteiros turísticos das agências. A estimativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é que cinco mil turistas desembarquem em Alagoas por semana.
De acordo com o guia de turismo Gilmar de Oliveira Chagas, o fluxo de passageiros é maior a cada ano. “Maceió já é a terceira cidade do Nordeste mais procurada como destino turístico”, explica. Todos os dias, somente na agência de viagens em que ele trabalha,  25 guias levam diferentes grupos de turistas para conhecer as belezas do estado.

Quanto ao Pontal e suas rendas, Oliveira destaca que o local é parada obrigatória. “Nós trazemos os turistas aqui para que conheçam as rendas, o labirinto, o filé. Todo e qualquer roteiro para a Praia do Gunga [no Litoral Sul] tem o Pontal como parada certa”, detalha o guia.
Segundo a assessoria da Setur, este é o quarto ano consecutivo que o estado é o destino de praia mais procurado do Brasil.
Rendeira Pontal (Foto: Karoline Torres/G1)A artesã produz  o filé desde os 13 anos e afirma faturar mais na alta estação.  (Foto: Karoline Torres/G1)
Kelly Anne Pereira da Cruz, 29 anos, trabalha com filé desde os 13 anos e aprendeu o artesanato com a mãe. A rendeira tem um filho com necessidades especiais de 6 anos e divide seu tempo entre a criança e o filé. Em época de grande movimento, ela trabalha pela manhã e pela tarde. “O movimento melhora bastante na alta temporada. Tem mais turista, a gente vende mais. Peço para alguém ficar com meu filho para trabalhar”, conta.
Rafael da Silva, 30 anos, é metalúrgico de São Caetano do Sul, São Paulo, e visitou Maceió pela primeira vez, acompanhado pela esposa e pela sogra. “Achei muito legal. Já viajamos o estado inteiro e as rendas do Pontal são as melhores que vimos e tudo no preço justo”, conta o turista que afirma que com certeza voltará outra vez à capital alagoana.
  •  
Artesão afirma que cooperativa vende boneca de garrafa pet por até R$ 50. (Foto: Natália Souza/G1)Cooperativa vende boneca de garrafa pet por até R$ 50. (Foto: Natália Souza/G1)
Rendeira do Pontal há dez anos, Maritânia Cavalcante, 38 anos, tem uma loja no bairro e faz parte da Associação dos Artesãos do Pontal. “Turista temos todos dias, mas as vendas mesmo melhoram com a aproximação de dezembro”, explica. A artesã contou ainda à reportagem do G1 que as encomendas são muitas durante o ano inteiro. “Faz duas semanas que levaram renda da gente para os Estados Unidos”, detalha orgulhosa.
A pedagoga de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Tânia Ayres, veio a Maceió pela segunda vez com o esposo e um casal de amigos para passar seis dias. A turista elogiou as rendas do Pontal. “É muito lindo, o trabalho é perfeito. Acho que os preços são de acordo, é um trabalho manual e muito bem feito”, opina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário