MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de novembro de 2013

Adolescentes criam suporte para celular de material reciclável no AC


Jovens vão representar o Acre em prêmio nacional para miniempresas.
O produto é feito de potes de xampu, restos de tecidos e recortes de jornais.

Veriana Ribeiro Do G1 AC

Alunos vão representar estado do Acre em prêmio (Foto: Veriana Ribeiro/G1)Orientadora (no centro da foto) com alunos que vão representar o Acre em prêmio (Foto: Veriana Ribeiro/G1)
A jovem Erica Naísa, de 16 anos, acaba de criar com um grupo de amigos uma miniempresa que comercializa suporte de celular feito de material reciclável. A iniciativa faz parte de um projeto que ensina empreendedorismo nas escolas e o grupo foi selecionado para participar da Final Nacional do Prêmio Miniempresa, marcada para ocorrer de 8 a 11 de dezembro, na sede do Sebrae, em Brasília (DF).
Erica e seus amigos são todos estudantes da Associação Modelar de Ensino (AME) e participaram por meses do projeto. "Os representantes do Junior Achievement foram ao nosso colégio, cada aluno decidiu participar por livre e espontânea vontade. Nós tínhamos que criar um produto inovador para mostrar ao público e trabalhar como uma empresa de verdade", explica.
O produto é feito de potes de xampu, restos de tecidos e recortes de jornais e revistas. A ideia do produto surgiu devido a um acidente. "Foi um celular que caiu na hora que tava carregando e quebrou o display, aí um dos meninos que estavam participando da empresa começou a pensar em um produto que pudesse ajudar para que isso não acontecesse de novo. Daí surgiu a idéia do suporte para colocar o celular pra carregar", conta Erica.
Os jovens estão participando neste final de semana da Feira do Jovem Empreendedor, em Rio Branco. A atividade faz parte da Semana Global do Empreendedorismos, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
"Estamos comemorando a semana global do empreendedorismo, que iniciou no dia 18 e vai até o dia 24 e ocorre simultaneamente em todo o mundo, com várias instituições trabalhando na disseminação da cultura empreendedora. É uma vasta programação que ocorre em alguns municípios, além de Rio Branco, e aqui estamos culminando com a Feira do Jovem Empreendedor", explica a organizadora do evento, Joelma Mourão.
A feira do Jovem Empreendedor iniciou na sexta-feira (22) e ocorre também no sábado (23) com a exposição de produtos e projetos de jovens, tanto do serviço público e particular de ensino quanto dos projetos des estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Suportes de celular pretendem proteger aparelho (Foto: Veriana Ribeiro/G1)Suportes de celular pretendem proteger aparelho (Foto: Veriana Ribeiro/G1)
Experiência compartilhada
A orientadora dos adolescentes no projeto conhece bem a animação dos adolescentes que se preparam para representar o estado em Brasília. No ano passado, ela se preparava para essa viagem.  Erica Oliveira, de 18 anos, participou do projeto em 2012, quando foi expor a Banessaire, empresa que criou com os colegas da escola Fundação Bradesco.
O nome da empresa era a junção da palavras 'Banner' com 'Nécessaire'. "A escola tinha uma ação voluntária, que tem um banner reciclado de garrafa pet pra promover o evento. Mas depois que ele é usado, não serve mais, já que no ano seguinte ~são feitos outros. Então nós usamos esse banner e costuramos nécessaires, para guardar objetos pessoais", conta Erica.
Após viajar para Brasília em 2012, ela foi escolhida como um dos destaques do projeto e ficou responsável por aplicar o curso em três escolas, sendo uma delas escolhida para representar o estado neste ano. "É importante ver que você passou por isso e está podendo passar sua experiência para outros, creio que estou fazendo isso bem", comemora.
Erica pretende seguir na vida de empreendedora e escolheu o curso da faculdade pensando na futura profissão. Ela conta como a viagem influênciou sua escolha. "A experiência foi maravilhosa, por conviver com pessoas de outros estados, outras culturas, formas de pensar e conhecer as ideias e produtos deles. Tivemos contato também com os diretores do Sebrae, que foram maravilhosos. Não é só uma brincadeira, é algo muito sério. Não tínhamos conhecimento antes de fazer essa viagem", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário