Negócio começou em 2001 com aporte inicial de cerca de R$ 1.000.
Empresário monta esculturas complexas para festas infantis.
Há mais de dez anos, Luiz Carlos Silva conheceu essa arte para decorar festas infantis. Ele fez um curso para aprender as técnicas básicas e com pouco investimento entrou no mercado.
“A gente começou em torno de R$ 1.000 para comprar os primeiros equipamentos infladores, medidores, os primeiros pacotes de balões e algumas bases de sustentação”, conta o empresário.
O trabalho começa pela escolha do tema da festa. O cliente passa as informações, como a idade do aniversariante, o espaço do buffet, e o empresário dá início à criação das peças.
Primeiro, o modelo de decoração é desenhado no computador, onde são definidas as medidas e as cores do cenário de balões.
“A gente vive o dia a dia criando coisas novas para entregar para o mercado sempre uma surpresa, sempre algo personalizado para quem escolher o nosso trabalho”, diz Silva.
Depois do projeto aprovado, é hora da fase prática. Na linha de produção trabalham seis funcionários. Primeiro, é feita a montagem das estruturas metálicas – tubos em alumínio que dão sustentação às esculturas.
A decoração é montada com dezenas de balões dos mais variados formatos. Cada projeto tem uma finalidade específica. Para que os balões fiquem na medida certa tem um segredo: depois que cada um deles é inflado, o funcionário testa o tamanho em um medidor. O molde só serve para balões redondos e há vários tamanhos.
“[Se não couber] volta para a máquina e nós inflamos mais um pouco. Caso o balão passe um pouco do tamanho, nós murchamos ele”, explica o funcionário de Silva.
Um a um, os balões são encaixados pelos funcionários, que montam as esculturas com rapidez e habilidade. Depois de tudo pronto, é só cobrir as esculturas e carregar o caminhão de entrega. Atualmente, o empresário Luiz Carlos Silva faz de 30 a 35 festas por mês.
“A gente definiu festas infantis de alto padrão, atendendo a classe A e B com festas infantis de maneira mais elaborada, com esculturas mais complexas para atender o sonho da mãe, do pai ou da criança”, explica Silva.
No dia da festa, o empresário acompanha a montagem dos cenários no buffet. Ele e os funcionários chegam de 3 a 4 horas antes do evento para cuidar de cada detalhe. Depois que a decoração com balões é montada, o empresário verifica se está tudo certo e aproveita para registrar.
“As fotos são fundamentais para registrar aquilo que a gente está querendo vender. Na arte com balões as pessoas ainda imaginam no Brasil que são arcos feitos nas portas dos buffets. A gente faz muito mais do que arcos, a gente faz grandes estruturas, então a gente precisa registrar isso para passar para o cliente depois aquilo que ele pode comprar”, fala.
Claúdia Medveder contratou os serviços do empresário para deixar o aniversário da filha Layla, de 5 anos, mais colorido. Ela gastou cerca de R$ 2 mil com a decoração.
“Acho que desde a infância as pessoas adoram balões, então eu acho que as crianças ficam meio fascinadas com isso, elas querem mexer, ficam encantadas, querem tirar foto e tudo”, diz Cláudia.
Estima-se que o segmento de festas infantis movimenta, por ano, no Brasil, cerca de R$ 500 milhões. Só na cidade de São Paulo, são realizadas 200 mil festas por mês. Com o mercado de decoração com balões, Luiz Carlos Silva fatura hoje R$ 990 mil por ano.
“A gente está atuando desde 2001 e crescemos em torno de 20% ao ano”, revela Silva.
CONTATO:
CENÁRIO BALÕES
Contato: Luiz Carlos da Costa Silva
Rua Anton Philips, 686 – Vila Hermínia
Guarulhos/SP – CEP 07030-010
Telefone: (11) 2468 2691
www.cenariobaloes.com.br
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