MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de outubro de 2012

Zenaldo Coutinho (PSDB) é eleito prefeito de Belém


AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM
Além de já comandar o governo do Pará, o PSDB venceu a eleição para a capital do Estado e agora ficará à frente da Prefeitura de Belém com Zenaldo Coutinho, que teve 56,62% dos votos válidos, contra 43,38% de Edmilson Rodrigues (PSOL), aos 94,7% das urnas apuradas.
Divulgação
Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB) disputarão o segundo turno das eleições em Belém (PA)
Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB) disputarão o segundo turno das eleições em Belém (PA)
Zenaldo, 51, é deputado federal e ganhou força durante a campanha graças ao apoio do governador Simão Jatene (PSDB), o que também lhe ajudou a construir o maior arco de alianças dessa eleição na cidade.
No primeiro turno, Zenaldo obteve o apoio de sete partidos, entre eles PSD e PSB. No segundo turno, atraiu para sua campanha o radialista Jefferson Lima (PP), que havia ficado em terceiro lugar no primeiro turno com 13% dos votos.
Esses apoios foram fundamentais para tirar Zenaldo de um patamar de intenção de voto na casa dos 10%, no início da campanha, e virar o jogo no segundo turno.
Edmilson liderou as pesquisas do primeiro turno com índices de intenção de voto acima dos 40%. No resultado das urnas, o candidato do PSOL teve 32%, enquanto Zenaldo obteve 30%.
O candidato do PSOL já havia sido prefeito de Belém por dois mandatos (1997-2004), quando ainda estava no PT. Por causa disso, manteve a dianteira nas pesquisas e acabou sendo alvo prioritário dos ataques dos adversários no primeiro turno.
No segundo turno, o cenário se modificou e Edmilson partiu para o ataque contra Zenaldo, fazendo críticas à sua atuação como deputado federal.
Edmilson conseguiu atrair o apoio do PT no segundo turno, partido a partir do qual o PSOL foi criado, após uma dissidência em 2004.
Até mesmo o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff apareceram no programa de TV de Edmilson pedindo votos para ele, na reta final da campanha, mas o apoio foi insuficiente para garantir uma vitória.
À frente da Prefeitura de Belém, um dos principais problemas a serem enfrentados por Zenaldo será o do trânsito da cidade, que dispõe apenas de ônibus como modalidade de transporte público.
Uma das promessas de Zenaldo nesse setor foi concluir o BRT (sistema de ônibus rápido), iniciado neste ano pelo prefeito Duciomar Costa (PTB), que não conseguiu eleger seu candidato Anivaldo Vale (PR).
Zenaldo é um dos aliados mais próximos do governador Jatene, de quem já comandou a Casa Civil. No ano passado, liderou a campanha contra a divisão do Pará. Na Câmara dos Deputados, foi líder da oposição a Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário