MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Valorização da soja faz grão virar moeda de troca em Mato Grosso


Agricultores usam o grão para comprar imóvel e até pagar cirurgia plástica.
Estado é o maior produtor de soja do país.

Do Globo Rural
A valorização da soja, nos últimos meses, fez o grão substituir o dinheiro em muitas situações. Em Mato Grosso, as sacas viraram moeda de troca. Agricultores compram carro e imóvel, além de pagar cirurgia plástica com a soja.
Em Mato Grosso, maior produtor de soja do país, os grãos viraram moeda forte e substituem o dinheiro. Em uma concessionária da região, pelo menos 10 carros que são vendidos todo mês, saem do lugar em troca de soja. "É feita toda uma triagem do produtor e uma checagem se o produtor realmente tem a soja, uma checagem no armazém”, diz a vendedora Juliana Pereira.
O produtor rural Edson Dalmolin levou para casa uma caminhonete de luxo. "O carro custou Cinco mil sacas de soja. Facilita porque é uma moeda que você tem na mão”, conta.
Com a soja é possível comprar e vender quase tudo. Em setembro, o preço da saca, em Sorriso, girou em torno de R$ 70. Algumas lojas convertem os preços, mas na maioria dos casos é na base da troca mesmo. Os grãos também aquecem o mercado imobiliário.
Mais da metade dos negócios fechado na região tem soja no meio. A casa grande e confortável foi colocada a venda por R$ 1,5 milhão, mas, se o comprador preferir pode pagar tudo em soja até a safra de 2015. A corretora diz que já tem três interessados e explica como fica o pagamento. “Em quatro pagamentos, uma entrada e o restante em três anos. Essa entrada corresponde a 7,5 mil sacas e o restante do pagamento anual também de também 7,5 mil sacas”, explica a corretora Neiva Dalla Valle.
Até as clínicas de estética se renderam ao poder da soja. Numa delas, o implante de prótese de mama sai por 160 sacas. "Você tem que analisar o preço da soja e o preço de dólar. Então, existe toda uma complexidade em cima dessa movimentação financeira, mas é perfeitamente possível e nós temos profissional inclusive na clínica preparada para esse tipo de situação", avisa o cirurgião plástico Sérgio Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário