Eleitor só deve justificar o voto se estiver fora do seu domicílio eleitoral.
Eleitores de 50 cidades do país estão retornando às urnas neste domingo.
Eleitora justifica voto pela primeira vez em Aracaju (Foto: Flavio Antunes/ G1 SE)
O movimento é tranquilo nos postos de justificativas de votos neste domingo (28) em Aracaju. Alguns turistas (que são de uma das 50 cidades onde tem o 2º turno) que estão em Sergipe justificaram o voto cedo para aproveitar o dia.
A advogada Luiza Martins, de Salvador, preferiu não votar e aproveitar o fim de semana com a família. “Cheguei em Aracaju na sexta para curtir a cidade e descansar um pouco, depois de alguns dias mais intensos no trabalho. Justifiquei meu voto logo no início desta manhã e fui a praia com as crianças”, explica.
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe instalou postos de justificativa na capital.
Os eleitores devem comparecer a qualquer mesa receptora de justificativa, munidos do requerimento de justificativa eleitoral, o qual deve ser assinado apenas na presença do mesário, com número do título de eleitor e de documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação).
Cada turno é considerado uma eleição. O cidadão que não vota e não apresenta justificativa em três eleições consecutivas corre o risco de ter o título de eleitor cancelado, e, entre outras coisas, de tirar passaporte; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário