MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Produtores do RN conquistam novos mercados para o melão brasileiro


Fruticultores fecharam acordos com Turquia, Cingapura e Arábia Saudita.
Produtores iniciaram conversas com o governo dos Estados Unidos.

Do Globo Rural

A safra de melão deste ano animou os produtores do Rio Grande do Norte. A seca não prejudicou o desenvolvimento dos frutos e as vendas para o exterior estão em expansão.
Na maior fazenda brasileira de melão, localizada entre Tibau, no Rio Grande do Norte, e Icapuí, no Ceará, são cultivados 6,5 mil hectares com a fruta. Há mias de um mês, o produtor embarca melão para a Europa. Cerca de 300 contêineres são enviados para o mercado externo por semana.
O diretor da fazenda Luís Roberto Barcelos está otimista com a produtividade, mas preocupado com a seca que castigou o Nordeste este ano. “Nós tivemos um período de chuva bastante atípico onde praticamente tivemos chuvas acumuladas só de 150 milímetros na região. Essa quantidade de chuva é insuficiente para repor o aquífero que a gente utiliza através de poços”, diz.
A previsão do Comitê de Fruticultura do Rio Grande do Norte é de que a safra de melão deste ano no estado seja até 15% maior em comparação a de 2011, o que favorece os produtores que conseguem vender a caixa com 10 quilos para exportação por uma média de R$ 17, mesmo preço do ano passado.
Os fruticultores aumentaram a produção desse ano visando os novos mercados internacionais com os quais fecharam acordos como Turquia, Cingapura, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Os produtores também iniciaram contato com os Estados Unidos.
Os produtores de frutas do Rio Grande do Norte iniciaram conversas com o governo dos Estados Unidos para exportar a fruta para aquele país. Hoje, existe uma taxa de importação, cobrada pelos norte-americanos, para as frutas que entram no país entre os meses de abril e novembro. De dezembro a março, os produtores ficam isentos do imposto. Os brasileiros querem que os Estados Unidos antecipem esse período de isenção para ficar entre os meses de setembro e fevereiro, período de maior colheita no Brasil.
O Rio Grande do Norte e o Ceará, que também se destaca na produção de melão, respondem juntos por 80% da safra nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário