MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Entrega de insumos atrasa e pode comprometer plantio de soja em MT


Plantio chega à fase crucial marcado por irregularidades.
Produtores estão preocupados e desempenho pode ser prejudicado.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Plantio de soja em MT (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)Plantio de soja já alcançou 1,7% de área, mas atraso na en-
trega de insumos preocupa (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)
O plantio da safra 2012/13 de soja e Mato Grosso chega a uma etapa crucial em outubro. Este é o mês da chamada "janela ideal" e pode confirmar recordes produtivos para a temporada ou até mesmo frustrar as previsões de alta caso o produtor não aproveite a fase. Mas apesar de os trabalhos no campo ganharem força mediante intensificação do período de chuva, o atraso na entrega dos insumos necessários ao cultivo do grão já preocupa.
De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), a greve nos portos e falta de caminhões para o transporte dificultaram a chegada dos componentes até as propriedades. Além de esperar mais tempo, o agricultor também está pagando mais caro, lembra Naildo Lopes, coordenador da comissão de Gestão da Produção da Aprosoja.
"Tem produtores com problemas e o preço do frete praticamente dobrou. O adubo retirado em Paranaguá (PR), antes na base de R$ 100, passou para mais de R$ 200 a tonelada. Alguns produtores não têm um quilo de adubo na fazenda", afirmou o representante. Com a ajuda do clima Mato Grosso pode ofertar neste ciclo a maior safra da história, projetada em patamares superiores a 24,1 milhões de toneladas.
Mas se o atraso persistir, inclusive a semeadura da segunda safra de milho pode ser afetada. Lopes lembra que, além das greves deflagradas - a exemplo daquela pelos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a mudança sobre a legislação que regulou a jornada dos motoristas também impactou na relação.
Em Campo Novo do Parecis, a 397 quilômetros de Cuiabá, que prevê plantar 6 mil hectares de soja, o produtor Alex Utida já conseguiu semear cerca de 5% da área. Mas com a dificuldade de se retirar os adubos dos portos, a entrega atrasou. Utida lembra que na última safra já no mês de maio havia efetuado todas as aquisições. Mas neste ano, só conseguiu realizar as operações com um intervalo maior de 120 dias.
"Houve dificuldade porque não se achavam caminhões e também porque os preços do frete subiram. A falta de logística também prejudicou", afirmou. O produtor diz que apesar do atraso o desenvolvimento da safra não deve ser prejudicado, uma vez que parte dos insumos necessários ao plantio foi suficiente para iniciar o cultivo.
"Uma parte consegui receber, mas se tivesse comprado mais na boca da safra como houve produtores que deixaram seria prejudicado", alertou o agricultor.
No médio norte de Mato Grosso - onde está o maior celeiro de grãos do Brasil - os agricultores também enfrentam a mesma dificuldade. Na propriedade de Ronaldo Badan serão 650 hectares cultivados. O produtor de Nova Mutum, 269 km da capital, destaca que os insumos são entregues concomitantemente ao plantio.
"Está chegando em cima da hora, quando a entrega deveria ter sido feita até o mês passado. Pelo menos 30% do que comprei já chegou", pontuou o produtor rural. Conforme acrescenta ainda, a medida que os fertilizantes chegam é preciso interromper a semeadura para receber as cargas.
Problema já anunciado
Gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca avalia que o atual cenário é reflexo de um problema já anunciado.
"Os produtores têm uma janela de plantio para cumprir e não podem se dar ao luxo de não plantar. Há uma preocupação porque com a falta do produto podem perder este período especialmente em outubro e não se garantir o bom desenvolvimento das lavouras", alertou o economista.
Somente em agosto - em decorrência da greve dos fiscais federais agropecuários - 657 mil toneladas de fertilizantes foram impedidas de entrarem no estado. "Se postergar o plantio perde-se a precipitação das chuvas", considerou ainda o economista do Imea.
Vendas em alta
Com o cenário de alta estimado para a safra agrícola 2012/13 no Brasil - ciclo em que o país deve se tornar o maior produtor mundial da cultura - elevou-se em 5% a demanda por fertilizantes no país. De acordo com a Associação Nacional de Difusão de Adubos (Anda), de janeiro a agosto os produtores brasileiros adquiriram 17,7 milhões toneladas de fertilizantes, frente a 16,9 mil toneladas do ano passado.
O total de nutrientes (NPK) entregues cresceu 4,7%. De acordo com a Associação, Mato Grosso concentrou o maior volume de entregas de fertilizantes no período, com 3,45 milhões de toneladas, seguido por São Paulo (com 2,421 milhões de toneladas), Paraná (2,273 milhões de toneladas) e Rio Grande do Sul (2 milhões de toneladas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário