MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de outubro de 2012

Para amenizar efeitos da seca, RS aplicará novas técnicas de irrigação


Secretário Luiz Fernando Mainardi sugeriu mudanças no sistema rural.
Mainardi apresentou ideias vindas dos EUA, Portugal e Israel.

Do G1 RS

Implantar novas tecnologias de irrigação para fugir dos efeitos da estiagem na produção de arroz e milho no Rio Grande do Sul é uma das principais metas da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio para 2013. Em entrevista ao Campo e Lavoura deste domingo (28), o secretário Luiz Fernando Mainardi apresentou novas ideias vindas de países como Estados Unidos, Portugal e Israel (vejo a vídeo).
"As experiências que trazemos desses países é muito importante porque todas elas são adaptáveis a nossa realidade. A tecnologia aplicada em Israel, onde o sistema de irrigação é subterrâneo para popuar água, é fantástica", afirmou Mainardi. "Nós consumimos muita água e um dia vamos ter que rever isso. Ainda estamos num processo muito incipiente".
Entre as propostas, três podem ser aplicadas na produção de milho, segundo o secretário. São elas: pivô central (provoca uma chuva artificial), irrigação por sulco (valetas) e gotejamento. "Vamos fazer uma campanha para que o produtor tenha a certeza de que vai colher muito mais. No caso do milho, ele poderá triplicar", sustentou.
Segundo o governo, o estado everá mais do que dobrar a média anual de instalações em 2012, alcançando 18 mil novos hectares irrigados. Para 2013, a expectativa é de que sejam 25 mil novos hectares irrigados. "Estamos no caminho certo. Temos de convencer o produtor de que essas novas tecnologias devem ser levadas para dentro da propriedade rural", ressaltou Mainardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário