MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Opel entra na onda dos luxuosos subcompactos e lança o Adam


Com pegada retrô de Fiat 500, modelo vai concorrer mais com Mini.
Smart se inspira nas estrelas e mostra coceito com teto totalmente de vidro.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em Paris - A jornalista viajou a convite da Anfavea

O jeitão simpático dos modelos subcompactos (que de baratos não têm nada) criou uma moda pela Europa que não deve acabar tão cedo. O segmento encabeçado por Smart, que sempre buscou a praticidade urbana, e BMW, que acrescentou luxo a essa característica, cresceu e ganhou adeptos. O Fiat 500, por exemplo, já domina as ruas de Paris até em maior proporção do que o Smart.
Subcompacto Opel Adam custa 11.500 euros e traz airbags de cortina (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)Subcompacto Opel Adam custa 11.500 euros e traz airbags de cortina (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)
E, na mesma linha de cara de geladeira antiga da vovó aliada à tecnologia a bordo, a Opel mostra nesta edição de Paris o novo Adam. Ele chega às lojas europeias em janeiro do ano que vem.
O modelo custa nada menos do que 11.500 euros, o que é considerado salgado no mercado europeu pelo porte do carro. No entanto, ele traz atributos bem atrativos como sistema de entretenimento compatível com plataformas Apple e Android, sistema start/stop, airbags frontais, laterais e de cortina; controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampas (Hill Start Assist), entre outros.
Outro diferencial do modelo é a possibilidade de personalização, incentivada já pela disposição das versões: JAM para quem busca cores mais chamativas, GLAM oferecendo mais elegância e SLAM com apelo mais esportivo. No design, destaque para os vincos nas portas e a coluna C, que passa a impressão de desconectar a carroceria do teto. A referência aos rivais 500 e Cooper se repete no interior, que tem abordagem retrô.
Opel Adam (Foto: AP Photo/Michel Euler)Opel Adam (Foto: AP Photo/Michel Euler)
Baseado numa plataforma global, o Adam toma emprestado os motores do Corsa europeu: 1.2 (70 cv) e 1.4 (87 cv e 100 cv), a princípio equipados exclusivamente com câmbio manual de cinco velocidades. Um bloco de três cilindros também está a caminho.
O Opel Adam tem 3,70 m de comprimento, 2,31 m de entre-eixos e 1,72 m de largura – medidas que no italiano são de 3,55 m, 2,3 m e 1,63 m e de 3,72 m, 2,47 m e 1,68 m no inglês. Assim como os rivais, o Adam leva quatro passageiros.
Apesar de o modelo já ser uma releitura, indiscutivelmente criativa, até seu nome é especial: Adam Opel foi quem criou a marca alemã. Outra curiosidade está no nome das 12 cores do modelo, que com um trocadilho criativo fazem referência a filmes, músicas e personalidades: "I'll be Black", "Papa don't Peach", "Purple Fiction", "James Blond", "Saturday White Fever", "White my Fire", "Men in Brown", "Buzz Lightgreen", entre outros.
Opel Adam (Foto: AP Photo/Michel Euler)Opel Adam (Foto: AP Photo/Michel Euler)
Smart nas estrelas
Enquanto a Fiat mostrou mais uma vez o luxuoso 500 by Gucci, que desperta o sonho de consumo nas mulheres, em especial, com sua pintura brilhante à la purpurina, a Smart se inspira nas estrelas para fazer um protótipo de teto totalmente de vidro. Por isso, o conceito foi batizado de ForStars ou, em português, "ParaEstrelas".
Conceito promete renovar a linguagem de design da marca (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)Conceito promete renovar a linguagem de design da marca (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)
O utilitário esportivo cupê promete renovar a linguagem de design da marca - em uma boa hora, diante de tantos concorrentes. O desenho se destaca pelos faróis e lanternas em forma de flecha, que "empurram" as linhas para fora do carro. O formato em "U" das "sobrancelhas" dos faróis é outro elemento que agrega diferencial ao desenho. Mas a inovação mesmo fica para o vidro convexo sobre a cabeça dos passageiros que se junta com a tampa do vidro do porta-malas. O interior é futurista e totalmente fora da realidade de um carro de produção.
O conjunto motor-transmissão vem do elétrico EV ForTwo Brabus, com 80 cv de potência e velocidade máxima de 130 km/h.
Mini Paceman usa a plataforma do crossover Countryman, de quatro portas  (Foto: AP Photo/Michel Euler)Mini Paceman usa a plataforma do crossover Countryman, de quatro portas (Foto: AP Photo/Michel Euler)
Mini Paceman
A versão do crossover da marca inglesa, o Mini Paceman, oferece interior ainda mais chamativo, graças ao velocímetro gigante no console central, e exterior que lembra muito o Land Rover Evoque, com teto de outra cor e linha caída para o porta-malas.
Ele vem com motor 1.6 em versões que vão de 121 cv a 184 cv e tração integral. O carro começa a ser vendido no primeiro trimestre do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário