MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mercado de trabalho paraense tem oportunidades para a terceira idade


Idosos querem continuar trabalhando para aumentar a renda.
Empresas apostam nessas pessoas pela experiência e proatividade.

Do G1 PA

O mercado de trabalho paraense está em alta para a terceira idade. Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos (Dieese), mostram que experiência e paciência são virtudes que algumas empresas buscam na hora de contratar quem já passou dos 60 anos. Para aumentar a renda, muitos aposentados têm que continuar trabalhando, e já encontram portas abertas.
O gerente de compras Jorge Bastos já estava aposentado quando resolveu voltar ao mercado de trabalho. Recomeçou aos 60 anos, e foi preciso se atualizar. “A tecnologia muda todo dia e eu tive que voltar para a sala de aula outra vez, para aprender a parte técnica de computação”, afirma.
Dos 300 funcionários de um supermercado de Belém, 10% tem mais de 60 anos, dados que comprovam os números do Dieese: até agosto de 2012, das 260 mil pessoas contratadas em todo o estado, 5 mil são idosos. Eles representam 2% dos trabalhadores com carteira assinada.
Mas de acordo, com o Dieese, o número de pessoas com mais de 60 anos que estão no mercado de trabalho pode ser ainda maior. Isso porque muitos desses idosos voltaram a trabalhar sem carteira assinada, apenas para complementar a renda. É o caso da dona Maria, de 62 anos, e do seu José, de 64, que resolveram vender água de coco para complementar a renda.
A situação da Costureira Graça Pereira, que trabalha no shopping, é parecida. Ela tem 61 anos e resolveu se aposentar em 2011, mas como o dinheiro era pouco, voltou ao mercado de trabalho. “O pouquinho nunca é o que dá, porque tudo aumenta, e a gente tem que trabalhar mais”, comenta a costureira.
No setor de alfaiataria onde Graça trabalha, existem outras pessoas na mesma faixa etária dela que trabalham no local. “Nós temos uma dificuldade muito grande de recolocação de funcionários, sobretudo nesse setor. Os mais jovens não querem dar continuidade, e por isso, aumenta a importância desses colaboradores dentro da empresa”, destaca o gerente Pedro Dalton.
Para o empresário Mauro Rodrigues, contratar idosos tem seus benefícios, e o maior deles não está impresso no currículo. “A experiência, o conhecimento do trabalho que eles vão executar, e principalmente, por serem proativos”, comenta Rodrigues. Experiência essa, trazida por Conceição Vasconcelos. A subgerente diz que nem imagina como seria a rotina dela sem o supermercado onde trabalha. “Não foi chance, foi oportunidade, porque aos 40 anos, quando todo mundo está fechando as portas, a minha foi aberta. E eu fico me sentindo imensamente feliz, porque é uma coisa que eu gosto muito de fazer e me sinto realizada”, completa Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário