MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cine Líbero Luxardo exibe filmes de Glauber Rocha em Belém


Amantes da sétima arte vão poder conferir os longas do diretor baiano.
As sessões acontecem até o dia 20 de outubro.

Do G1 PA

"Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" eram a síntese do cinema defendido por Glauber Rocha (Foto: Divulgação)"Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" eram a síntese do cinema defendido por Glauber Rocha (Foto: Divulgação)
O Cine Líbero Luxardo da Fundação Tancredo Neves vai exibir a partir desta semana, em Belém, uma mostra com filmes do diretor baiano Glauber Rocha. As sessões acontecem no período de 4 a 6 de outubro e de 18 a 20 de outubro, sempre às 19h, na Fonoteca Satyro de Mello, localizada no 4º andar do Centur. A entrada é gratuita.
Serão exibidos os longa-metragens “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Terra em Transe”, “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, além de três curtas metragens sobre o diretor: “Memória de Deus e do Diabo em Monte Santo e Cocorobó” de Agnaldo Siri Azevedo, “A Voz do Morto” de Sérgio Zeigler e Vitor Angelo, e “A Degola Fatal” de Clóvis Molinari e Ricardo Favilla.

Com perfil polêmico, Glauber Rocha começou a produzir os próprios filmes na década de 1950 e acreditava no cinema como arte engajada e com projeto estético diferenciado. Por conta das críticas presentes em suas obras, era visto pela ditadura militar como subversivo. Tornou-se célebre por defender que o cinema podia ser feito apenas "com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça".

A mostra Glauber Rocha é resultado da parceria do Cine Líbero Luxardo com a Programadora Brasil e a Cinemateca Brasileira. A Programadora Brasil é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura realizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca sob a coordenação da Cinemateca Brasileira. O objetivo da Programadora é ampliar o acesso às produções recentes e aos filmes representativos da cinematografia nacional, promovendo o encontro do público com o cinema brasileiro, além de formar plateias e fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional.
Serviço: Mostra “Glauber Rocha” de 4 a 6 de outubro e de 18 a 20 de outubro, às 19h, na Fonoteca Satyro de Mello (4º andar do Centur), em Belém. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário