MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Menina que aparece em famosa foto da Guerra do Vietnã estará em SC


Pela 1ª vez no Brasil, Kim Phúc ministra palestra em evento na Unisul.
Convite para o evento partiu da Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Do G1 SC

A imagem mais famosa da Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong 'Nick' Ut, da Associated Press, completa na semana que vem 40 anos desde o dia em que foi tirada. A menina Kim Phuc, hoje aos 49 anos, conta que a fotografia passou a 'persegui-la'. (Foto: Nick Ut/AP)A menina da imagem mais famosa da Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong 'Nick' Ut, da Associated Press, vem a Santa Catarina. (Foto: Nick Ut/AP)
No próxima quinta-feira (11), às 15h, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Palhoça, na Grande Florianópolis, recebe a vietnamita Kim Phúc. Ela é conhecida como a menina que aparece na foto mais famosa sobre a Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong 'Nick' Ut, da Associated Press, em 8 de junho de 1972.
Em sua primeira visita ao Brasil, Kim faz a paletra de abertura do VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, cujo tema é 'Minha vida com queimaduras'. Segundo os organizadores do evento, a proposta é uma conversa com os alunos da área da saúde, para contar sua história e experiência de vida.
Kim Phúc tinha apenas nove anos quando o vilarejo onde morava foi atacado. Em 1994, ela foi designada embaixadora da Unesco e desde então se dedica à promoção da paz e à Fundação Internacional Kim, que ajuda crianças vítimas de guerras.
Em imagem de 1997, Kim Phuc aparece com o filho e o marido no apartamento da família em Toronto (Foto: Nick Ut/AP)Em imagem de 1997, Kim Phuc aparece com o filho
e o marido no apartamento da família em Toronto
(Foto: Nick Ut/AP)
A fundação fornece suporte médico e psicológico como forma de superar as experiências traumáticas. Atualmente, Kim Phúc vive no Canadá com o marido e os filhos e ajuda a financiar projetos de escolas e hospitais em países como Uganda, Timor-Leste, Romênia, Tadjikistão, Quênia e Afeganistão.
A palestra na Unisul é restrita aos inscritos no evento, mas será transmitida pela internet, por meio de um link que será disponibilizado no site da Universidade no dia 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário