MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de outubro de 2012

Índios pernambucanos são atendidos em mutirão de saúde no Recife


Iniciativa é do Ministério de Saúde e do Imip.
Expectativa é atender 100 índios, de 14 etnias do estado.

Do G1 PE
O Ministério de Saúde e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) promovem, neste sábado (27), um mutirão de consultas e exames médicos para os índios pernambucanos. Todos os atendimentos estão sendo realizados gratuitamente. Ao todo, cinco médicos participam da atividade, no ambulatório do Imip, no bairro dos Coelhos, área central do Recife.

Os indígenas, antes de chegar ao Imip, realizaram exames básicos, o que agiliza o diagnóstico de possíveis doenças. “Já dá para fazer uma triagem inicial sobre quais problemas clínicos são mais frequentes no paciente e solicitar exames que o Imip tem condições de fazer, como análise de sangue, bioquímica, ultrassonografia, exames de imagens”, comentou o médico Fred Ramos, que participa do mutirão.

Para o índio Pedro Leite, da aldeia Xucuru, de Pesqueira, no Agreste, a oportunidade veio no momento certo. Depois de uma vida inteira de trabalho no campo, o agricultor já apresenta muitos problemas de saúde. “Coluna, as pernas, os rins, ataca tudo”, lamentou. “Todos que vieram da [aldeia] Xucucu de Cimbres ficaram satisfeitos”, celebrou a índia Gercicleide Salvador Cabral.

A expectativa é atender cem índios, de 14 etnias de Pernambuco. Assim como moradores das cidades do interior, a população indígena sofre com a falta de profissionais para cuidar da saúde. “Foi necessário por conta da demanda reprimida em Pernambuco de algumas especialidades. Realizamos esse mutirão para que fosse atendido isso e regularizasse, por conta da dificuldade na contratação de médicos para trabalhar na saúde indígena nos polos-base”, informou a coordenadora geral de saúde indígena no estado, Maria de Lourdes Moreira.

O próximo mutirão indígena será realizado no dia 10 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário