MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Idoso merece atenção e cuidados especiais com a saúde


Apoio da família é indício de envelhecimento com qualidade.
No Pará, ambulatório geriátrico contribui para envelhecimento saudável.

Do G1 PA

Dia 1º de outubro é o Dia Internacional da Terceira Idade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 11,3% da população tem mais de 60 anos. Mas, para ser idoso, é preciso garantir um envelhecimento de qualidade.
Hospitais no Pará possuem um ambulatório geriátrico que tem como propósito contribuir para um envelhecimento saudável e melhor qualidade de vida. Para a geriatra Laiane Moraes, do ambulatório de geriatria do HSM Hospital e Diagnóstico, há muito mais idosos hoje do que há 20 anos. “O desenvolvimento socioeconômico e científico foi fundamental para o aumento da longevidade do ser humano. Hoje temos idosos cada vez mais ativos e mais atentos à qualidade de vida”, afirma.
Mas ainda é grande o receio de chegar à terceira idade com incapacidade e dependência. “O processo de envelhecimento pode ser acompanhado de doenças crônico-degenerativas, como a doença de Parkinson e Alzheimer, que podem levar a dependência e necessidade de cuidados de longa duração. Além de diminuição da rede social de apoio (família e amigos), perda de papéis sociais, isolamento, solidão, depressão, perda da autonomia e, até mesmo, falta de um sentido para a própria vida”, explica a médica.
Hábitos saudáveis evitam doenças. (Foto: Ary Souza/ O Liberal)Hábitos saudáveis evitam doenças.
(Foto: Ary Souza/ O Liberal)
“Nosso grande desafio é conseguir não só aumentar os anos de vida dessa população, mas associar qualidade de vida a esses anos que virão. Assim, para um portador de doenças crônicas, nem sempre a cura é o principal objetivo a ser buscado, mas sim o controle de sinais e sintomas relacionados a essas doenças, para que não interfiram na sua qualidade de vida. Muitos idosos são portadores de hipertensão arterial, diabetes e, até mesmo, insuficiência cardíaca, mas fazem suas medicações de rotina, mantêm hábitos de vida adequados, conseguem manter suas doenças compensadas e assim vivem bem sua velhice”, frisa.
Hábitos saudáveis ajudam a envelhecer com qualidade
Pesquisas demonstram que atividade física regular reduz a mortalidade e a incidência de doenças em idosos. E seus benefícios são observados independentemente da idade em que o indivíduo começa a praticar. Ainda de acordo com a especialista, estudos apontam que exercícios físicos reduzem risco de câncer, sobretudo de intestino, mama, reto e próstata; contribui para a melhora dos sintomas depressivos, além de favorecer o convívio social.
A alimentação do idoso também deve ser saudável, balanceada e rica em fibras. O consumo de alimentos com a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gordura são fundamentais para a saúde e bem-estar do idoso.
“É preciso evitar a ingestão de sacarose e farinhas altamente refinadas, que estão associadas à constipação intestinal, câncer de cólon e diabete mellitus. Também recomendamos aos idosos que evitem o consumo de carnes vermelhas gordas, embutidos e gorduras trans, do tipo que existem em lanches fast-food, bolachas recheadas, sorvetes e comida industrializada congelada. Isso ajuda a diminuir e controlar o colesterol” ressalta.
De acordo com o IBGE, a nova expectativa de vida do brasileiro é de 73,1 anos. Até 2025, o Brasil deve ter a 6ª maior população de idosos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário