Apoio da família é indício de envelhecimento com qualidade.
No Pará, ambulatório geriátrico contribui para envelhecimento saudável.
Hospitais no Pará possuem um ambulatório geriátrico que tem como propósito contribuir para um envelhecimento saudável e melhor qualidade de vida. Para a geriatra Laiane Moraes, do ambulatório de geriatria do HSM Hospital e Diagnóstico, há muito mais idosos hoje do que há 20 anos. “O desenvolvimento socioeconômico e científico foi fundamental para o aumento da longevidade do ser humano. Hoje temos idosos cada vez mais ativos e mais atentos à qualidade de vida”, afirma.
Mas ainda é grande o receio de chegar à terceira idade com incapacidade e dependência. “O processo de envelhecimento pode ser acompanhado de doenças crônico-degenerativas, como a doença de Parkinson e Alzheimer, que podem levar a dependência e necessidade de cuidados de longa duração. Além de diminuição da rede social de apoio (família e amigos), perda de papéis sociais, isolamento, solidão, depressão, perda da autonomia e, até mesmo, falta de um sentido para a própria vida”, explica a médica.

(Foto: Ary Souza/ O Liberal)
Hábitos saudáveis ajudam a envelhecer com qualidade
Pesquisas demonstram que atividade física regular reduz a mortalidade e a incidência de doenças em idosos. E seus benefícios são observados independentemente da idade em que o indivíduo começa a praticar. Ainda de acordo com a especialista, estudos apontam que exercícios físicos reduzem risco de câncer, sobretudo de intestino, mama, reto e próstata; contribui para a melhora dos sintomas depressivos, além de favorecer o convívio social.
A alimentação do idoso também deve ser saudável, balanceada e rica em fibras. O consumo de alimentos com a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gordura são fundamentais para a saúde e bem-estar do idoso.
“É preciso evitar a ingestão de sacarose e farinhas altamente refinadas, que estão associadas à constipação intestinal, câncer de cólon e diabete mellitus. Também recomendamos aos idosos que evitem o consumo de carnes vermelhas gordas, embutidos e gorduras trans, do tipo que existem em lanches fast-food, bolachas recheadas, sorvetes e comida industrializada congelada. Isso ajuda a diminuir e controlar o colesterol” ressalta.
De acordo com o IBGE, a nova expectativa de vida do brasileiro é de 73,1 anos. Até 2025, o Brasil deve ter a 6ª maior população de idosos do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário