MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ibama aplica multa de R$ 22 milhões por desmate de 6,5 mil ha em MT


Desmatamento ilegal foi detectado na zona rural do município de Feliz Natal.
Agentes do Instituto apreenderam tratores e caminhões usados nos ilícitos.

Do G1 MT

Mais de 6,5 mil hectares desmatadas ilegalmente foram embargadas pelo Ibama (Foto: Assessoria/Ibama)Mais de 6,5 mil hectares desmatadas ilegalmente foram embargadas pelo Ibama (Foto: Assessoria/Ibama)
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou mais de 6,5 mil hectares de área desmatada ilegalmente em Feliz Natal, a 538 quilômetros de Cuiabá e multou os responsáveis pelo crime ambiental em R$ 22 milhões.
Os agentes do instituto ainda apreenderam 10 tratores de esteira, mais quatro tratores de pneus e um caminhão que, supostamente, eram utilizados nos desmatamentos ilegais. A ação do órgão integra a Operação Soberania Nacional que visa reduzir os índices de desmatamento nos estados amazônicos, em especial, Mato Grosso.
De acordo com o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano de Meneses Evaristo, a prioridade da operação é descapitalizar o produtor rural que praticou ilícitos ambientais. “Todo proprietário que desmatar ilegalmente na Amazônia brasileira terá seu maquinário apreendido e os equipamentos serão doados a instituições públicas”, disse.
Operação multimídia
Os agentes do Ibama contam com um aliado de peso no combate aos ilícitos ambientais. As informações sobre o desmatamento são envidas ao Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama, que repassa as informações às bases para a realização de vistorias em campo bem como o rastreamento do desmate e da extração e eventual transporte de madeira ilegal.
A operação também conta com satélites do Núcleo de Operações Aéreas (Noa) que também complementam o monitoramento das áreas desmatadas e auxiliam nos trabalhos do instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário