MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Futuro do 1º Hotel de Treze Tílias, no Oeste, aguarda decisão judicial


Dono retomou demolição do casarão, mas MP pede tombamento histórico.
Em 1ª instância, tombamento foi julgado improcedente pela Justiça.

Luíza Fregapani e Lucas Neves Do G1 SC com informações da RBS TV

O dono do hotel 'Áustria', o 1º hotel da cidade de Treze Tílias, no Oeste de Santa Catarina, decidiu retomar a demolição depois que o juiz Edemar Gruber, da 2º vara civel de Joaçaba, julgou improcedente a ação civil pública que pedia o tombamento do casarão. O embasamento da Justiça foi que o prédio estaria com a estrutura comprometida, com risco de desabamento.
O terreno do hotel possui cerca de 900 metros quadrados, em uma esquina privilegiada no centro da cidade. O casarão de 64 anos recria a cultura tirolesa e possui 15 quartos. A estrutura do hotel está danificada e dono do imóvel disse que deve construir no local outro prédio, que preserve as características austríacas, mas não sabe quando as obras devem começar.
A Justiça conclui que o poder público não teria interesse em restaurar e manter a construção, pois o custo é muito alto. Mesmo com o pouco do prédio que resta, o Ministério Público está tentando impedir a continuidade dos trabalhos de desabamento, já que há recurso em análise no tribunal de SC, o que tornaria a ação irregular.
Segundo MP, mesmo que a ação civil que pede o tombamento tenha sido julgada improcedente em 1ª instância, o processo ainda não chegou ao fim, e não há nenhum parecer definitivo sobre o futuro do antigo hotel.
Caso nenhuma decisão de emergência seja expedida, a construção, que também servia de rodoviaria e salão de festas, deve desaparecer até o fim da semana. A polêmica em torno do Austria começou em 2010, quando a prefeitura autorizou a demolição, que iniciou no dia 17 de maio de 2011. Desde lá, a situação se arrasta na justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário