MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cresce o número de mulheres na área do empreendedorismo em Codó


Em todo o país, número aumentou em mais de 1 milhão nos últimos 10 anos.
Mulheres vem deixando outras profissões para começar negócios.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Elas já tomaram conta do mercado de trabalho e agora fazem parte de outra estatística: a do empreendedorismo. Em todo o Brasil, o número de mulheres que resolveram abrir empresas, aumentou em mais de um milhão nos últimos dez anos. Na cidade de Codó, no leste do Maranhão, elas também fazem a diferença.
A cidade está cheia de mulheres que tocam o próprio negócio. Rosemary Aguiar, por exemplo, deixou de ser bancária há 14 anos e abriu sua própria loja de roupas. Segundo ela, logo que decidiu deixar o emprego, lutou para lançar seu novo negócio e hoje conta com duas lojas em cidades diferentes. Ajudando a gerando empregos na região, Rosemary se diz muito orgulhosa de seu trabalho: “Tenho cinco funcionários aqui e tenho uma loja em Coroatá com mais cinco funcionários, então acredito estar contribuindo para o progresso da cidade”.
Codó segue uma realidade crescente no país. De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostragem á Domicílio (PNAD), em 2001, 5,8 milhões de mulheres cuidavam do próprio negócio. Dez anos depois, a mesma pesquisa constatou que agora elas são 7 milhões de brasileiras. Esse número representa 31% das pessoas que trabalham por conta própria no Brasil. Segundo a empresária Verbênia Lima, as mulheres enfrentam a dificuldade de não precisar cuidar apenas de negócios, dos empregados e dos clientes, mas também da casa, do marido e dos filhos. São empresárias que precisam de uma força maior para se manter ativas no mercado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário