MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Garantido encerra 47º Festival de Parintins com gritos de bicampeão


Boi-bumbá Vermelho e Branco apresentou subtema 'Tradição da Amazônia'.
Após polêmica, boi se destacou e surpreendeu a todos com espetáculo.

Marina Souza Do G1 AM

Boi-bumbá Garantido fechou o Festival com gritos de bicampeão (Foto: Marina Souza/G1 AM)Boi-bumbá Garantido fechou o Festival com gritos de bicampeão (Foto: Marina Souza/G1 AM)
Uma bela apresentação do boi Garantido encerrou o 47º Festival Folclórico de Parintins, na noite deste domingo (1º). Após o polêmico corte dos cabos de energia do bumbá, o Garantido não desanimou e brilhou com o subtema 'Tradição da Amazônia'.
O espetáculo começou contando a lenda da Yara - a sedutora das águas. Com alegoria confeccionada pelo artista Antônio Cansanção, o boi retratou a história da índia que seduzia navegantes com seu canto. Nesta alegoria veio a cunhã-poranga do Garantido, Tatiane Barros, e o pajé André Nascimento.
Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido, Ana Luísa Faria, chegou na arena dentro de uma casa (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido chegou na arena dentro de uma casa (Foto: Frank Cunha/G1 AM)

Na celebração folclórica, o bumbá trouxe o Auto do Boi, relatando como se originou a brincadeira do Boi. A Vaqueirada, o Boi Azul, o Amo do Boi, Tony Medeiros, e a Sinhazinha da Fazenda, Ana Luísa Faria, foram destaques na história. A porta-estandarte Raissa Barros e os caboclinhos também entraram no roteiro.
Como figura típica regional, o Garantido apresentou o Caboclo da Amazônia, em uma alegoria assinada por Ito Teixeira, de onde surgiu a rainha do folclore Patrícia de Góes.
Levantador de toadas do bumbá animou o público (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Levantador de toadas do bumbá animou o público (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Para fechar a noite com chave de ouro, foi apresentado o ritual 'Iniciação Xikrin'. Neste, o índio precisa passar por uma grande teia de aranha para se tornar pajé ou xamã. Caso consiga, ele tem a nuca perfurada por um gavião, o que representa que ele pode voar. O pajé André Nascimento veio em uma lança localizada no centro da alegoria, e depois evoluiu.
O bumbá fechou a noite com gritos de "bicampeão". A apuração dos votos dos jurados acontece às 14h desta segunda-feira (2), no Bumbódromo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário