MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de junho de 2012

Pé de soja de três metros e quase 9 mil vagens vence concurso em MT


Planta gigante venceu concurso em Santa Carmen, no interior do estado.
Dono da planta diz que segredo está na seleção genética das sementes.

Do G1 MT

Pé de soja gigante tem três metros de altura e quase 9 mil vagens (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Carmen)Pé de soja gigante tem três metros de altura e quase 9 mil vagens (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Carmen)
Das terras do agricultor Benito Fortuna, de 52 anos, cresceu um pé de soja gigante de três metros de altura e quase nove mil vagens. A planta acabou premiada na 5ª edição do concurso do Pé de Soja Gigante, realizado em Santa Carmem, a 530 quilômetros de Cuiabá.
Em entrevista ao G1, Fortuna revelou que o segredo da produção de um pé gigante de soja está na genética aperfeiçoada das sementes. Depois de quatro participações frustradas no concurso, o agricultor conseguiu levar o primeiro lugar neste ano e como prêmio, uma televisão de 32 polegadas e mais um home teather.
A luminosidade que a planta recebe é outro segredo para ela ganhar dimensão acima do normal. “Nos primeiros 100 dias ela (planta) recebe luz tanto de dia como durante a noite. É assim que ela produz mais vagens”, afirmou o produtor.
Para levar o título para casa, Fortuna concorreu com outros 28 candidatos. O concurso é realizado todos os anos na cidade de Santa Carmem junto com a festa de Nossa Senhora de Fátima. Os acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, foram os responsáveis pela contagem das vagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário