MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Obras da BR-429 em RO está pela metade por causa de irregularidades


TCU detectou superfaturamento e pagamento indevido de despesas.
Trecho deve ficar sem pavimentação devido presença de sítio arqueológico.

Do G1 RO

Obras da BR-429 que liga a BR-364 ao município de Costa Marques em Rondônia está pela metade. O destaque é da série de reportagens "Obras Paradas" do Jornal de Rondônia. A obra foi divida em cinco lotes com datas para excução e empresas contratadas diferentes. A pavimentação foi retomada este ano, para a conclusão falta a executação de parte da travessia no município de Alvorada do Oeste e mais 40 quilômetros em um dos lotes contratados.
Maior parte dos trabalhos foi iniciado no ano de 2010, mas em dezembro do ano passado a obra foi paralisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por superfaturamento em um dos trechos além da detecção de irregularidades na camada asfáltica e liquidação indevida de despesas. As irregularidades também foram investigadas pela Polícia Federal (PF).
Em novembro do ano passado, a Operação Anjos do Asfalto foi deflagrada em sete estados brasileiros. Em Rondônia provocou a saída do superintendente do Departamento Nacional de Infratestrutura de Transportes (Dnit), Ribamar Oliveira.

A BR-419 possui trechos em terra batida, e pontes de madeira sem proteção em estado precário. Risco para os motoristas que utilizam a rodovia para deslocamento.  As 18 pontes da BR ficaram fora do pacote de obras. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Dnit em Brasília, o processo de licitação para construção das pontes está em andamento.
Mesmo que a obra seja concluída, uma parte vai ficar sem asfalto, cerca de 19 quilômetros. Isso porque o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) descobriu um sítio arqueológico na região, proibindo a pavimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário