MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Indumentárias são um dos destaques das brincadeiras juninas no Maranhão


Brincantes capricham nas roupas, tornando espetáculo ainda mais belo.
Algumas delas são feitas especialmente para realizar homenagens.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Época de arraial na cidade e os olhos se voltam para o colorido da temporada. Os brincantes se vestem de acordo com o estilo de cada manifestação e o figurino tem que ser marcante nas danças e nos grupos de bumba meu boi, cada um de acordo com um sotaque, como mostra a reportagem de Werton Araújo.
A moda da temporada é cheia de cores, brilhos, criatividade. No palco dos arraiais um desfile de estilos variados, inspirados na originalidade das manifestações que enfeitam o São João maranhense. Um espetáculo para se ver, dançar e se admirar. Cada grupo apresenta um visual diferente. No bumba-meu-boi, por exemplo, a indumentária precisa ser muito caprichada.
“Eu acho a coisa mais linda. Isso representa bastante o quanto é rica a cultura no Maranhão”, afirmou a publicitária Maristela Franco.
“São muito detalhes, muito colorido, um espetáculo que chama muito a atenção, tudo muito lindo”, disse a operadora de caixa Simone Pires.
Os brincantes às vezes improvisam um camarim ao ar livre e com a roupa se transformam em personagens desse espetáculo de tradições. “Tem que ter a beleza do São João, que é uma das coisas mais preciosas que o Brasil tem”, disse Robert Silva, vaqueiro de uma brincadeira.
Para dar esse visual a cada grupo é preciso saber escolher cada peça das indumentárias. Das índias ao ‘couro do boi’, sempre muito enfeitado. “Tudo tem que ser feito nos mínimos detalhes. A pena, saber qual escolhe. Qualidade também é muito importante porque a temporada é longa”, explicou Socorro Almeida, diretora do Boi Novilho dos Lençóis.
Na quadrilha a roupa é mais pesada, clássica, mas não impede a turma de dançar e pular sem parar, com um detalhe: cada brincante confecciona a roupa que veste. “Os arranjos, brilhos tudo é confeccionado por nós e tem uma mensagem. A minha é em homenagem aos 400 anos de São Luís. As músicas, algumas são em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga e outras pelos 20 anos de nossa quadrilha”, disse o brincante Felipe Pereira Gomes.
Mas a moda que é atração no palco, também se destaca no meio do público, principalmente entre a criançada. Taíssa conseguiu até uma participação especial, dançando com as índias do boi. “Vou dançar em vários bois e quando crescer quero ser uma índia”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário