MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de junho de 2012

Exportação de soja está próxima de bater marca histórica de 2009 em MT


Melhor resultado foi em 2009, quando embarcou 10,6 milhões de toneladas.
Em maio, Mato Grosso exportou 2,61 milhões de toneladas.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Soja em Mato Grosso (Foto: Leandro J. Nascimento / G1)Soja em Mato Grosso registra alta em exportações.
(Foto: Leandro J. Nascimento / G1)
A quebra consecutiva de recordes na exportação de soja e uma curva ascendente em negócios da cultura podem contribuir para que em 2012 Mato Grosso envie para o mercado internacional o maior volume da história em oleaginosa. Os 'sinais' dados até o último mês de maio já evidenciam que o maior produtor brasileiro de soja caminha para ultrapassar o resultado de 2009 quando remeteu ao mercado externo 10,65 milhões de toneladas, a melhor marca da série histórica.
Analista de mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleber Noronha cita que se somados os grãos in natura mais o farelo de soja, o estado já exportou este ano o total de 9,93 milhões de toneladas, ou 46,5% do total produzido nesta safra.
Somente em maio, o estado enviou 2,61 milhões de toneladas para o exterior. O resultado foi considerado recorde, como destaca o especialista. Superou março quando foi destinada ao exterior a quantia de 2,26 milhões de toneladas. Na lista dos principais compradores da matéria-prima estão a China e União Europeia com 69,2% e 19,5% de representatividade, consecutivamente.
"Com o volume exportado em maio já chegamos a 7,3 milhões de toneladas no ano. Mas se considerar o grão e o farelo chegamos a quase 10 milhões exportados. Estamos próximos de bater este recorde", comenta Cleber Noronha.
Na ponta do lápis, o estado teria que exportar até o final do ano pouco mais de 3 milhões de toneladas para registrar o melhor desempenho com as vendas de soja - hoje a principal cultura da safra agrícola mato-grossense.
"É muito provável que as exportações de grãos de 2012 superem 2011 e o recorde obtido em 2009, quando foram exportadas 10,65 milhões de toneladas. Para isso, nos próximos sete meses do ano, Mato Grosso terá que exportar mais de 3,37 milhões de toneladas, o que está fácil de acontecer, frente ao recorde de produção e à pressão da demanda", elenca.
O fator preços continua exercendo parcela de contribuição na velocidade dos negócios. "Os preços estão atrativos porque os estoques estão muito baixos", pondera o analista de mercado do Imea.
Mercado interno
Na última semana, de acordo com o Imea, a soja alcançou níveis elevados de mercado, acentuando também novos recordes. Fundamentos de mercado internacional fizeram as cotações aumentarem e também deram suporte aos prêmios que já ultrapassam US$ 1,40 o bushel para setembro. Ou seja, equivalem a um incremento de R$ 6,30 a saca, segundo o Imea.
"Os preços estão em forte alta no mercado, mesmo porque existe pouco mais de 1,7% para vender em Mato Grosso", lembra o Imea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário