MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Defesa Animal de RO fiscaliza vacinação contra a febre aftosa


Técnicos percorrem as propriedades rurais e notificam os produtores.
Campanha terminou o mês passado no estado.

Do Globo Rural

Em Rondônia a primeira etapa deste ano da campanha contra a febre aftosa foi de 15 de abril a 15 de maio para machos e fêmeas com até dois anos de vida, o que representa 40% dos 12 milhões de cabeças do estado.
A vacinação é obrigatória. A declaração na Idaron, Agência de Defesa Animal do estado, também.
Os produtores tinham até o dia 22 de maio para declarar o rebanho imunizado e assim que o prazo terminou, começou o chamado "arrastão" da Idaron em toda região.
Equipes percorrem as propriedades rurais que não informaram e notificam os proprietários, que agora têm um prazo de 48 horas para ir à uma agência da Idaron e declarar a vacinação. Eles também são multados em torno de R$ 117 para cada propriedade.
O arrastão vai até o dia 10 de junho. É um controle rigoroso, um pente fino. Rondônia não registra nenhum caso de aftosa desde 1999 e já conseguiu o status de livre da doença com vacinação.
O veterinário Everton Medeiros explica que todos os produtores têm que fazer a declaração, mesmo àqueles que não têm animal em idade para imunizar.

O relatório final da 32ª campanha contra aftosa será divulgado no dia 27 de junho. A segunda etapa do ano está prevista para outubro, quando mais uma vez todo o rebanho deve ser imunizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário