Participantes veem no projeto possibilidade de aumento de renda.
37 municípios do Amazonas recebem projeto 'Oportunidade e Renda'.
Curso de pescado está sendo realizado em Iranduba, no Amazonas (Foto: Divulgação)A feirante Roseneide da Silva, 50, é uma das beneficiadas pelo projeto. Ela faz parte de uma turma de 27 alunos do curso. Com carga horária de 120 horas, o curso ensina a elaborar novos produtos a partir do pescado, tais como linguiça, hambúrguer, farinha de piracuí, extração do filet e espinha,salga, além de abordar a questão da higiene. Para Roseneide, essa é a chance de ampliar a renda da família.
“Eu nunca imaginei vender mais do que o peixe fresco (sem beneficiamento). Agora eu vejo que essa qualificação vai ampliar o negócio da família”, disse a feirante, acrescentando que não mede esforço para conciliar o trabalho na feira com as aulas. “É uma oportunidade única que no meu caso o retorno é imediato. Colocando em prática a técnica de retirar o filet do peixe,o preço do subiu fresco vendido a R$ 12 o quilo, chegará a R$ 20 se vendido em filet”, avaliou Roseneide.
O Oportunidade e Renda, que faz parte do programa Amazonas Social, chegou a Iranduba e mais 36 municípios amazonenses no início deste mês.O projeto atende a 4,1 mil pessoas com qualificação profissional em 48 modalidades diferentes de cursos.
De cinco modalidades de cursos disponíveis em Iranduba, a dona de casa Almerinda Barbosa, 53, escolheu as aulas de ‘Piscicultura Básica com Ênfase na Fabricação de Ração’. Para ela, além de aumentar as chances de empregabilidade, o curso também estimula o surgimento de novos negócios para o interior. “Após a construção da ponte muitas empresas desse segmento estão se instalando aqui, até porque a atividade de piscicultura é muito forte em Iranduba”, observou Almerinda, ressaltando que espera entrar no mercado de trabalho.
37 municípios do Amazonas recebem o projeto 'Oportunidade e Renda' (Foto: Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário