MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de junho de 2012

Crianças esperam quase 4 horas por atendimento médico público no ES


Secretaria de Saúde diz que pacientes menos graves podem esperar até 4h.
Moradores se dizem decepcionados com a demora no atendimento.

Do G1 ES com informações da TV Gazeta

Duas crianças doentes e quase quatro horas de espera por atendimento médico. Os filhos do gerente administrativo José Maurício Gama chegaram ao Pronto Atendimento (PA) da Glória, em Vila Velha, na Grande Vitória, na tarde desta sexta-feira (1) com baixa imunidade por conta de um resfriado, mas até às 20h não haviam sido atendidos. A Secretaria Municipal de Saúde disse que o sistema de classificação de risco é utilizado nos PAs do município e que por conta disso os pacientes menos graves podem ser atendidos em até quatro horas.
“Fomos informados que não havia pediatra e que estava muito cheio, e realmente estava muito cheio. Às 19h eu fiz a ficha na recepção e gravei minha conversa com o atendente. Ele falou que às 19h30 começaria o atendimento com o pediatra, mas já passou o horário e até agora nada”, disse José Maurício.
Com a unidade lotada, a orientação era seguir para um hospital. A repositora de salão Guiomar Araújo ainda tentou levar o filho. “Cheguei no PA e me mandaram para o Hospital Infantil. De lá, me mandaram de volta para o PA, falando que às 19h iam começar a fazer fichas de atendimento. Lá no hospital só estavam dando atenção para casos de urgência e emergência”, explicou.
No Pronto Atendimento, um funcionário informou que a demora no atendimento foi por conta da troca de plantão de médicos, que ocorreu às 19h. Mas para os moradores, a situação é decepcionante.
“A prefeitura empurra para o governo, encaminhando para o hospital, e o governo empurra para a prefeitura, que é o pronto atendimento. Mas como fica a população? Quero que alguém dê uma solução para isso. A situação é frustrante, estou decepcionado com tudo isso”, disse José Maurício.
A Secretaria de Saúde de Vila Velha explicou que devido à interdição temporária do PA de Cobilândia, que passa por reparos em função de estragos provocados pelas últimas chuvas, o PA da Glória tem realizado cerca de 1,1 mil atendimentos por dia. A Secretaria disse que ainda dobrou o número de médicos por plantão de 24 horas, mantendo 16 clínicos, cinco pediatras e dois cirurgiões.
A diretoria do PA da Glória informou que na noite desta sexta-feira haviam dois pediatras e oito clínicos trabalhando na unidade. A previsão para reabertura do PA de Cobilândia é de 20 dias, segundo a Secretaria.
Atendimento PA, Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Atendimento no PA da Glória (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário