MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de junho de 2012

Comerciantes contabilizam prejuízos causados pela cheia, em Manaus


Trabalhadores do Terminal da Matriz foram prejudicados com interdição.
Vazante do rio traz esperança pra quem precisa trabalhar no local.

Marcos Dantas Do G1 AM

Vazante do Rio Negro já começou, mas comerciantes ainda acumulam prejuízos pelo baixo movimento (Foto: Marcos Dantas/ G1 AM)Vazante do Rio Negro já começou, mas comerciantes ainda acumulam prejuízos pelo baixo movimento (Foto: Marcos Dantas/ G1 AM)
Comerciantes do terminal da Matriz, no Centro de Manaus, contabilizam os prejuízos que tiveram por conta da diminuição brusca do movimento no local. Com a cheia recorde do Rio Negro, a água invadiu o terminal de ônibus, pondo em risco até mesmo veículos pesados que trafegavam nas proximidades da alfândega.
O comerciante Waldemiro Júnior, que trabalha há 15 anos no setor alimentício, reclamou do mau cheiro. "O movimento caiu em média 70%. Nós mesmos fizemos barragens com sacos de areia. Estamos esperando o rio secar, e depois da devida higienização, o movimento vai voltar ao que era antes", disse.
"Por incrível que pareça a gente se acostuma com o mau cheiro", diz dono de banca de revista (Foto: Marcos Dantas/ G1 AM)"Por incrível que pareça a gente se acostuma com o
mau cheiro", diz dono de banca de revista
(Foto: Marcos Dantas/ G1 AM)
Pedro Rodrigues, de 52 anos, é dono de uma banca de revistas, e há 20 trabalha no ramo. Ele disse que o movimento de clientes no local caiu em média 40% e também falou sobre o mau cheiro. "Com o tempo, por incrível que pareça, a gente até acostuma, mas os clientes sentem mais do que a gente", contou.
O camelô Paulo Simões, 77, trabalha no local há 10 anos. Vários outros colegas fecharam temporariamente suas bancas, mas Paulo, apesar do baixo movimento, acredita que o segredo é continuar trabalhando duro. "O movimento caiu uns 80%, mas eu continuo trabalhando normalmente. A gente tem que ter esperança, se a gente for ficar se lamentando a coisa não funciona", enfatizou.
Francisco Ribeiro, de 48 anos, que há 10 trabalha vendendo doces no terminal da Matriz, contou que no terminal, a maioria dos vendedores só vai trabalhar por medo de que ladrões roubem a mercadoria. "O movimento caiu uns 80%. Nós, vendedores, estamos aqui só vigiando a banca pra não sermos roubados, porque as pessoas passam aqui por perto e não encostam por causa do mau cheiro", disse ao G1.
Vazante
A descida do nível das águas do Rio Negro teve início na segunda-feira (4). Até a sexta-feira (8), a medição realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontava que o Rio Negro já havia descido dez centímetros.
O superintendente do CPRM, Marco Oliveira, confirmou o começo do período de vazante do Rio Negro. "O nível do rio tem descido de forma rápida, uma vez que deveria está descendo um centímetro por dia, mas a cada dia tem descido de dois a três centímetros. A tendência agora é uma descida rápida", disse.
A cheia registrada neste ano de 2012 foi recorde, ultrapassando a medição alcançada em 2009, quando o rio chegou a 29,77m. Até o início do período de vazante, o Rio Negro alcançou a cota 29,97m.
Muitos comerciantes nem abrem mais suas barracas, ou encerram o expediente mais cedo por conta do baixo movimento (Foto: Marcos Dantas/ G1 AM)Muitos comerciantes nem abrem mais suas barracas, ou encerram o expediente mais cedo por conta do baixo movimento (Foto: Marcos Dantas/ G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário