MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Barcos com destino a Parintins passam por fiscalização no Amazonas


Meta é inspecionar mais de 400 embarcações.
Fiscalização prossegue até o dia 27 de junho, no Porto de Manaus.

Adneison Severiano Do G1 AM
Fiscalização começou nesta quinta-feira no Porto de Manaus (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Fiscalização começou nesta quinta-feira no Porto de Manaus (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem/AM) iniciou a ‘Operação Parintins’ nesta quinta-feira (21). A meta do órgão é fiscalizar cerca de 400 barcos que fazem o transporte de pessoas no trajeto Manaus/Parintins. No primeiro dia da inspeção, o Ipem/AM detectou irregularidades em equipamentos obrigatórios em seis embarcações.
Com a proximidade da edição 2012 do Festival Folclórico de Parintins, quando o fluxo de pessoas que viajam de barco para o interior aumenta, a preocupação em preservar a segurança dos passageiros torna-se maior. Diante disso, o Instituto de Pesos e Medidas avaliará até o dia 27 de junho as condições de equipamentos das embarcações atracadas no Porto da Manaus Moderna.
O diretor presidente do Ipem/AM, Márcio André Brito, durante a ‘Operação Parintins’ um dos principais itens de segurança, o extintor de incêndio das embarcações, será inspecionado.
“O extintor de incêndio é um produto regulamentado pelo Inmetro. O extintor só deve comercializado ou utilizado se atender às normas de seguranças previstas na legislação. Por isso estamos verificando in loco em todas as embarcações se o extintor possui selo do Inmetro, se o equipamento realmente tem a carga e o prazo de validade, ou seja, são as situações que podem comprometer o desempenho desse produto em caso de emergência”, explicou Márcio Brito.
Meta é fiscalizar cerca de 400 barcos que fazem o transporte no trajeto Manaus/Parintins (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Meta é fiscalizar cerca de 400 barcos que fazem o transporte no trajeto Manaus/Parintins (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Segundo o titular do Ipem/AM, logo após iniciada a fiscalização duas embarcações foram notificadas por apresentar irregularidades em relação ao equipamento contra incêndio. São elas: Água Viva II e Coração de Mãe.
“Encontramos embarcação com 100% dos extintores irregulares e navegando a mais de sete meses, colocando em risco as vidas das pessoas tanto da tripulação como dos passageiros. Nesse caso, os equipamentos foram apreendidos e serão encaminhadas as empresas credenciadas ao IPEM/AM para fazer a manutenção e recarga, já o proprietário do barco será autuado”, enfatizou Márcio Brito.
Penalidades
O titular do Instituto de Pesos e Medidas informou que os equipamentos irregulares encontrados nesta manhã foram apreendidos. O proprietário dos barcos foram autuados e têm o prazo de dez dias para apresentar a defesa. A irregularidade, segundo o Ipem, pode gerar uma multa de até R$ 70 mil.
Extintor de incêndio das embarcações é um dos focos da fiscalização (Foto: Adneison Severiano G1/AM)Extintor de incêndio das embarcações é um dos focos da fiscalização (Foto: Adneison Severiano G1/AM)
Mesmo a ‘Operação Parintins’ tendo como foco a vistoria dos extintores, o Ipem/AM não descartou verificar outros aspectos de segurança. “Claro que quando nós estamos na embarcação e percebemos alguma situação adversa como, por exemplos, a ausência de coletes salva-vidas ou embarcações superlotadas, iremos registrar através de um termo de ocorrência e encaminhar imediatamente para o órgão regulador, que é a Capitania dos Portos. Até o dia 27, pretendemos inspecionar mais 400 barcos, que tem lotação mínima de 80 pessoas”, finalizou o presidente do Ipem/AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário