MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Artesã do ES 'transforma' pneu velho em puff para decorar casa


Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta terça-feira (5).
Assista ao vídeo e veja como fazer a peça.

Juirana Nobres Do G1 ES

Incomodada com os pneus que encontrava diariamente por onde passava, a artesã e professora Sayonara Abreu de 36 anos, moradora de Cariacica, na Grande Vitória, decidiu tomar uma atitude. Pesquisou e descobriu que podia reaproveitar o material e transformá-lo em um novo objeto, em puff ecológico. No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), a artesã explica passo a passo como é possível fazer o puff em qualquer lugar.
“Fico triste em saber que esse material demora mais de 400 anos para se decompor, por esta razão precisava fazer a minha parte para que os meus descentes tivessem um menor impacto ambiental. Quando comecei a fazer os puffs, percebi que podia ajudar e outras pessoas também se mobilizaram”, relatou.
De acordo com engenheira química e mestre em engenharia ambiental, Dione Miranda, não há tempo exato para que os pneus se decomponham.“Especialistas estimam que esse material pode demorar mais de 400 a 600 anos para se decompor, tudo vai depender das condições climáticas de cada região”, disse Miranda.
A engenheira explicou que o pneu ainda é um dos maiores problemas, já que sua produção é em grande escala e quando queimados, liberam componentes tóxicos. O ideal, segundo Miranda, é o reaproveitamento dos pneus em recapeamento das estradas ou contensão de encostas.“As pessoas estão muito consumistas e se esquecem de pensar no futuro. Se cada um fizer a sua parte os impactos ao meio ambiente podem ser mais tardios”, disse.
Exemplo de iniciativa é Sayonara Abreu, ela tem consciência que já está fazendo a coisa certa. “Todas as vezes que vejo um pneu na minha rua ou no meu bairro, o que não é muito raro, infelizmente, recolho e já dou destino certo. Quem visita a minha casa não imagina que onde está sentado poderia estar lá fora poluindo a nossa natureza”.
Artesão ensina a fazer puff usando pneu  (Foto: Juirana Nobres / G1)Artesão ensina a fazer puff usando pneu (Foto: Juirana Nobres / G1)

Um comentário:

  1. lindo estava justamente procurando a respeito pois estou decorando o quarto do meu filho

    ResponderExcluir