MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

16 mil casos de homicídios estão sem investigação no ES, diz secretário


Henrique Herkenhoff disse que existem 45 mil mandados de prisão em aberto.
Secretário de segurança disse que solução é abertura de novos concursos.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Mais de 16 mil casos de homicídios estão sem investigação da polícia no Espírito Santo, revelou na manhã desta segunda-feira (18) em entrevista ao Bom Dia ES, o secretário Estadual de Segurança Pública (Sesp), Henrique Herkenhoff. Ele ainda disse que existem 45 mil mandados de prisão para serem cumpridos.
Herkenhoff disse que para melhorar a segurança é necessário fazer mais investimentos, aumentar o efetivo das Polícias Civil e Militar e aperfeiçoar a tecnologia utilizada.
"Há 30 anos o que se via no estado era a completa impunidade. Somente a partir de de 2007 esses processos começaram a ser avaliados. Houve ainda outros milhares de assassinatos que não teve inquérito instaurado”, disse Herkenhoff.
Segundo a Sesp, o número de homicídios no estado manteve-se estável se comparado ao mesmo período de 2011. O estudo da secretaria apontou que são quase cinco assassinatos por dia, totalizando, até a última quinta-feira (14), 785 homicídios registrados.
Henrique Herkenhoff disse que os números estavam caindo desde 2009. "Há uma questão pontual que explica o crescimento desses homicídios, que foi principalmente o conflito de traficantes em Cariacica. Mas, atualmente, a violência está em queda", afirmou Herkenhoff.
Para o secretário, os investimentos em segurança estão sendo feitos, mas os resultados só serão alcançados em médio e longo prazo. "Nós estamos hoje com uma taxa muito menor de inquéritos sem solução e estamos trabalhando para alcançar níveis de países desenvolvidos, que chegam a 70% ou 80% de casos solucionados. A impunidade não muda da noite para o dia, isso só vai mudar a partir do momento que os criminosos perceberem que realmente estão sendo punidos", argumentou.
Impunidade
Segundo Herkenhoff, os casos de impunidade estão sendo revertidos. Desde 2003, mandados de prisão estão sendo cumpridos e 60% dos casos de homicídios estão sendo investigados. Ele ainda afirmou que para melhorar a segurança é necessário fazer mais investimentos, aumentar o efetivo das Polícias Civil e Militar e aperfeiçoar a tecnologia utilizada. A expectativa do secretário é lançar o edital de concurso com vagas para agentes ainda no mês de junho e ainda neste ano lançar edital para cargos como delegado e escrivão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário