MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de janeiro de 2012

Samba, frevo, forró e muitos fogos marcam o Réveillon no Recife

 

Show pirotécnico encantou público na Praia de Boa Viagem.
Zeca Pagodinho foi o primeiro a saudar o novo ano na capital pernambucana.

Katherine Coutinho Do G1 PE
Zeca Pagodinho foi o primeiro a saudar 2012 no Réveillon do Recife (Foto: Divulgação/Poullainn Neuve)Zeca Pagodinho foi o primeiro a saudar 2012
(Foto: Divulgação/Poullainn Neuve)
Milhares de pessoas passaram o Réveillon ao som do samba, frevo e forró, que marcaram a virada de ano na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, onde foi montado um palco com 36 metros. Um show pirotécnico, com 15 minutos de queima de fogos, encantou pernambucanos e visitantes. O primeiro a saudar o novo ano na capital pernambucana, subindo ao palco logo após a meia-noite, foi o sambista Zeca Pagodinho, que fez questão de lembrar que 2012 é também o ano do centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Por isso, uma das primeiras músicas do repertório foi o clássico 'Asa Branca'.
Acompanhado pela banda Muleke, que toca com ele desde o início da carreira, o mestre do samba passeou por clássicos da carreira, como 'Verdade', 'Deixa a vida me levar', e outras históricas como a canção “Poxa”, de Gilson de Souza, sucesso dos anos 70 resgatada por Pagodinho; o samba “Garanhão”, de Zé Roberto; “Orgulho do Vovô”, de Zeca e Arlindo Cruz, feita em homenagem ao neto Noah; “O Som do Samba”, do trio Calafrio e Mauro Diniz. "Tem jeito melhor de começar o ano?", pergunta Fabiana Rodrigues, que é cozinheira e deu uma fugidinha para ver o ídolo.
Maestro Forró comandou a Orquestra da Bomba do Hemetério (Foto: Divulgação/Poullainn Neuve)Maestro Forró comandou a Orquestra da Bomba do
Hemetério (Foto: Divulgação/Poullainn Neuve)
Logo após Zeca Pagodinho, foi a vez da Orquestra da Bomba do Hemetério, sob regência do inusitado Maestro Forró, que foge aos padrões se transformando numa batuta de corpo inteiro, no palco, enquanto comanda a orquestra. Composta por 26 integrantes, o grupo passa pelos mais variados ritmos, como coco de roda, maracatu, samba, baião, frevo, ciranda, reisado e caboclinho.
Pouco antes da virada, quem se apresentou foi Dominguinhos, que pôs uma verdadeira multidão para dançar forró e começar a comemorar 2012 e o centenário de Gonzaga. O show do sanfoneiro contou com a presença da filha, Liv Moraes. O sorriso no rosto do pernambucano deixava ver a alegria de poder se apresentar com a filha em seu estado natal. "Eu adoro as músicas dele, foi uma excelente escolha para o fim de ano", defende a médica Tereza Albuquerque.
A noite contou também com todo o romantismo da Jovem Guarda, reinterpretada pela banda Del Rey. "Senhoras e senhores, nós não somos os melhores, mas também não somos os piores. Nós somos a Del Rey", saudou o vocalista China, arrancando aplausos do público. A professora Selma Maria Ferreira estava encantada e cantava junto com a banda todas as músicas. "Eu vivi essa época, É muito bom", conta Selma, cantando 'Detalhes', de Roberto Carlos.
Quem também marcou presença foram os pernambucanos da Mundo Livre S/A. Crianças, jovens e até idosos dançaram as músicas da banda, liderada pelo vocalista Fred Zero Quatro, que comandou uma grande ciranda nas areias da praia. Clássicos do movimento manguebeat, como a música "Quando a Maré Encher", do Nação Zumbi, também fizeram parte do repertório do show, levando o público ao delírio.
Além da música, a noite foi marcada também por emoção e promessas para o novo ano. Um grupo de amigas se reuniu na beira da praia para jogar rosas ao mar e pedir paz. "Esse ano vai ser repleto de realizações, eu sinto isso", acredita a decoradora Natércia Candóia, que também deseja um Ano Novo repleto de paz e saúde para todo mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário