MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Projeto da UTFPR ajuda produtores de tomate a reduzir prejuízos no PR

 

Frutas que seriam jogadas fora são reaproveitadas em associação.
Mulheres comandam cozinha que produz de geleias a bombons com tomates.

Do G1 PR
Um projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ajuda agricultores de Braganey, no sudoeste do estado, a diminuírem os prejuízos com a plantação de tomates. Frutas que iriam para o lixo, por não serem comercialmente viáveis, passaram a ser reaproveitadas.

Parte do projeto consiste na criação de uma associação de produtores, que concentra os tomates produzidos pelos agricultores. A associação ganhou uma cozinha industrial, que recebe esses tomates e os transforma em receitas, que foram elaboradas dentro da UTFPR. As receitas vão desde geleias a bombons.
O local usado como cozinha foi reformado pela prefeitura e o dinheiro para os equipamentos foi disponibilizado pelo governo estadual e pela Eletrobras, graças ao projeto da UTFPR. A nutricionista Graziela Bragueto explica que a cozinha é comandada pelas mulheres e pelas filhas dos produtores de tomate. “Repassamos as receitas produzidas na universidade para elas. Agora é só o pessoal se empenhar e trabalhar para dar certo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário