MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de dezembro de 2011

Postos de combustível recebem selo de qualidade da Prefeitura do Recife

 

Selo 'Posto Legal' identifica os postos que respeitam leis ambientais. Sindicombustíveis apoia e defende a iniciativa.

Katherine Coutinho Do G1 PE
João da Costa colou o primeiro selo em posto no Rosarinho. (Foto: Katherine Coutinho)João da Costa colou o primeiro selo em posto no
Rosarinho. (Foto: Katherine Coutinho)
Os postos de combustível do Recife vão receber um selo que atesta a conformidade do estabelecimento com as normas ambientais a partir desta sexta-feira (2). O selo 'Posto Legal' é uma medida da Prefeitura do Recife para reforçar o funcionamento correto dos postos na cidade, que estão sendo fiscalizados pela Secretaria de Meio Ambiente.
O primeiro a receber o selo foi o posto Petrocal-Rosarinho, na Avenida Norte, colado pelo prefeito João da Costa. "Essa é uma iniciativa importante para regular o setor e coibir os maus empresários", acredita o administrador do posto, Fernando Cavalcanti. Em 2008, o local passou por uma reforma para se adequar às orientações da distribuidora de combustível. "Se adequar é caro, mas é necessário para o nosso próprio benefício e o da cidade”, defende Cavalcanti.
Desde setembro, nove fiscais da Secretaria do Meio Ambiente visitaram 85% dos 280 postos de combustível da capital. Destes, 118 foram notificados, 49 autuados, 16 interditados e um fechado. “O posto fechado foi um que ficava na Rua do Sol. Conseguimos inclusive uma ordem judicial para que as bombas de combustível sejam retiradas”, explica o secretário do Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues.
Entre as infrações constatadas pelos fiscais estavam falta de licença específica, ilhas de bombas fissuradas, caixa separadora de água e óleo jogando o resíduo direto na rede fluvial, além de casos onde resíduos de diesel e gasolina eram jogados diretamente no solo, gerando risco de contaminação de lençóis freáticos. “Essa é uma questão ambiental e também de saúde pública”, afirma Rodrigues.
Os postos precisam ter equipamentos e pessoas que garantam a segurança de operação do próprio posto, como também evitar impactos ambientais, uma vez que combustíveis são altamente poluentes. “Nas fiscalizações, verificamos tanto a existência desses equipamentos, quanto a segurança da operação. Começamos notificando. Os postos que não se adequarem vão ser interditados”, avisa o secretário.
A iniciativa foi bem recebida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindicombustíveis) de Pernambuco, que acredita ser esse o caminho para a melhoria da confiabilidade no setor. “Nós víamos aqui no Recife vários postos com problema, vazamentos... Esse selo é um passo importante para nós, para que a população conheça os bons empresários”, acredita o presidente do sindicato, Frederico Aguiar.
As fiscalizações continuarão acontecendo em toda a cidade, a fim de garantir a qualidade do serviço e evitar problemas ambientais na cidade. “Não vamos apenas fiscalizar, vamos acompanhar o que está sendo feito na cidade e vamos ser rigorosos”, avisa o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário