MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Obras de transposição do Rio São Francisco estão paralisadas

 

Em vários trechos, até o que estava pronto sofre com o abandono.
Betânia, no sertão de PE, é um dos pontos mais críticos.

Do Globo Rural
A canaleta está inacabada. Não há sinal de ninguém trabalhando por perto. Ela faz parte da transposição do Rio São Francisco, projeto atualmente orçado em R$ 6,8 bilhões e que deve levar água a mais de 12 milhões de pessoas que vivem no semi-árido nordestino.
As obras começaram no ano de 2007, modificando a vida de muitos sertanejos.
Depois de tantos transtornos, a transposição simplesmente parou. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, seis dos 14 lotes estão parados e em um deles, o serviço ainda vai ser licitado.
Padre Sebastião Gonçalves foi designado pela Diocese de Floresta para acompanhar as obras que estão sendo feitas na região. Ele diz que a paralisação não é de hoje, vem desde outubro de 2010.
No eixo leste da obra em PE, o abandono é visível nas áreas de caatinga que foram implodidas, onde nada foi construído e a água da chuva já se acumula nas valas. Em outras partes, o mato já cobriu o lugar por onde passaria o canal.
Um dos pontos mais críticos é o lote 10, que fica na área rural de Betânia, no sertão de Pernambuco. Os serviços já estavam bem adiantados, a camada de concreto já estava pronta, mas com o abandono da obra e a ação do tempo, o que foi feito já começou a ser destruído. Há rachaduras e o concreto está quebrado.
Enquanto aquilo que beneficiaria os flagelados da seca não fica pronto, muitos nordestinos ainda enfrentam dificuldades para conseguir água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário