MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de dezembro de 2011

Nutricionista fala sobre alimentação benéfica ao fígado

Karin Honorato recomenda frutas, verduras, ervas e água.
Excesso de gordura pode provocar a esteatose hepática.

Do G1 MG
A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (3) sobre o fígado. Ela vai dar dicas para uma alimentação que auxilie no bom funcionamento do órgão. Segundo a nutricionista, o excesso de gordura pode provocar nas células do fígado a esteatose hepática, ou fígado gorduroso não alcoólico.
Para o tratamento, segundo Karin, a pessoa deve mudar os hábitos alimentares, perder peso, se estiver com ele acima, e principalmente se estiver com acúmulo de gordura abdominal. “Para isso você deve fazer uma dieta equilibrada e bem acompanhada porque você não pode perder peso rapidamente e nem ficar muitas horas sem se alimentar. Isso acaba piorando a situação e é fundamental fazer exercícios físicos”, afirma.
O melhor diagnóstico para a esteatose hepática é por meio de exame de sangue, que confere as transaminases do fígado ou por um ultrassom abdominal, de acordo com a nutricionista.
Alimentos que liberem muita insulina devem ser evitados, segundo Karin. Assim como alimentos com muito açúcar, gordurosos, compostos por farinha branca e alimentos industrializados. De acordo com a nutricionista, o excesso de carne vermelha e de bebida alcoólica complica ainda mais.
Para o tratamento e até mesmo para que se evite a doença, a nutricionista recomenda as frutas e as verduras, principalmente as escuras. “A beterraba também tem um valor importante na limpeza do fígado“, diz. Segundo Karin, as frutas vermelhas ajudam a dar energia para o fígado.
O gengibre, o alho e a cebola também são recomendados por Karin. Ela ainda mostra os grânulos de lecitina de soja.
As bebidas ajudam a eliminar as substâncias tóxicas do organismo, principalmente do fígado, segundo a nutricionista. “Por isso água é fundamental. Consumir, no mínimo, oito copos de água pura ao dia ajuda na eliminação das impurezas”, afirma.
O suco de clorofila, que pode ser encontrado em casas de produtos naturais, também é recomendado. De acordo com Karin, a planta dente de leão, que pode ser encontrada ainda em forma de extrato, ajuda o organismo a eliminar resíduos do fígado e melhora o funcionamento da bile.
O boldo e a alcachofra fígado contém substancias hapatoprotetoras . Louro, funcho alecrim e a cúrcuma ajudam a regenerar as células do fígado.
Segundo Karin, o fígado ajuda a absorver vitaminas e minerais, a sintetizar proteínas, a eliminar hemaceas mortas e os ‘agressores do organismo’. Ajuda também na produção de mais de 70 por cento do colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário