Em 2011, até o último dia 28, houve 75 campanhas; em 2003, foram 33.
Recalls de veículos e motos lideram o ranking, diz Ministério da Justiça.
Em 2011, foram realizados recalls de 75 produtos no país, sendo que veículos e motocicletas lideram esse ranking, com 41 e 14 campanhas, respectivamente, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça.
O número compreende as campanhas convocadas até o dia 28 de dezembro e é menor que o registrado em 2010, quando houve 77 campanhas no total.
Em oito anos, porém, o total de recalls mais que dobrou, já que em 2003 foram 33 campanhas de chamamento para corrigir defeitos de produtos, sem nenhum custo.
Em nota, o Ministério da Justiça ressaltou, no entanto, que o número ainda é bem diferente do registrado em outros países. Segundo o ministério, nos Estados Unidos, por exemplo, foram anunciados cerca de 60 recalls só neste mês.
"Quando há o reconhecimento de eventual risco para o consumidor, a realização da campanha de chamamento elimina o risco e pode evitar acidentes de consumo", destacou Juliana Pereira, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), na nota.
O ministério lembra que, neste ano, o consumidor passou a contar com mais um canal de informação e controle de realização de recall. Uma portaria conjunta do Ministério da Justiça e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determina que as campanhas de recall de veículos não atendidas no prazo de um ano, a contar da data de sua comunicação, constarão no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Segundo o Ministério da Justiça, só neste mês foram anunciados 60 recalls nos Estados Unidos
Em oito anos, porém, o total de recalls mais que dobrou, já que em 2003 foram 33 campanhas de chamamento para corrigir defeitos de produtos, sem nenhum custo.
Em nota, o Ministério da Justiça ressaltou, no entanto, que o número ainda é bem diferente do registrado em outros países. Segundo o ministério, nos Estados Unidos, por exemplo, foram anunciados cerca de 60 recalls só neste mês.
"Quando há o reconhecimento de eventual risco para o consumidor, a realização da campanha de chamamento elimina o risco e pode evitar acidentes de consumo", destacou Juliana Pereira, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), na nota.
O ministério lembra que, neste ano, o consumidor passou a contar com mais um canal de informação e controle de realização de recall. Uma portaria conjunta do Ministério da Justiça e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determina que as campanhas de recall de veículos não atendidas no prazo de um ano, a contar da data de sua comunicação, constarão no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário