MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MS é piloto de projeto que deve facilitar transporte do gado

 

GTA, guia de trânsito animal, agora pode ser emitida pelo próprio criador.
O documento é obrigatório em todo o país.

Do Globo Rural
A GTA, guia de trânsito animal, é um documento obrigatório em todo o país, que autoriza a movimentação de animais nas estradas e rodovias. Até então, as guias só tinham validade se fossem assinadas por um técnico da Iagro, a Agência de Defesa Sanitária Estadual, mas o estado de Mato Grosso do Sul autorizou os próprios pecuaristas a imprimirem e assinarem. A secretária de Produção do estado, Tereza Cristina, justificou a medida. "Porque as informações são de responsabilidade do produtor, não é do sindicato, nem da pessoa que está atendendo”, disse.
A meta era implantar o sistema no ano que vem, mas uma mobilização trabalhista dos fiscais agropecuários da Iagro em Mato Grosso do Sul, antecipou a liberação do governo estadual para a emissão da GTA pelos próprios pecuaristas.
Reinaldo Miranda também é pecuarista na região de fronteira com o Paraguai. Por ano, ele chega a comercializar mais de 500 cabeças e acredita que o novo sistema vai ajudar as propriedades no ganho de tempo para emitir o documento, principalmente na região de fronteira seca, onde os escritórios da Iagro ficam distantes.
Mais da metade dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul já está emitindo a guia. Por enquanto, a GTA assinada pelo criador só vale dentro do estado, para sair, o produtor precisa da assinatura de um veterinário da Iagro. Segundo o Ministério da Agricultura, a ideia é que este modelo esteja implantado em todo o Brasil dentro de dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário