MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de dezembro de 2011

Imigrantes holandeses comemoram 100 anos da chegada ao Brasil

 

Globo Rural mostra série especial comemorativa.
Primeira reportagem exibe contribuições da colônia ao nosso país.

Do Globo Rural
Carambeí, antigo distrito de Ponta Grossa, no Paraná, tem hoje cerca de 20 mil habitantes, um parque industrial agropecuário bem ativo e, como marca registrada, os graciosos moinhos, que funcionam como estandartes holandeses enfeitando os também graciosos e produtivos Campos Gerais do Paraná.
Mas, 100 anos atrás, a única promessa de civilização eram os trilhos da estrada de ferro. A companhia colonizadora anunciava na Europa a venda de lotes na área e foi assim que, no começo do século XX, os holandeses voltaram a ter interesse pelo Brasil.
No sudoeste da Holanda, a 100 quilômetros de Amsterdã, a cidadezinha de s-Gravendeel é um lugar tranquilo, mas que, porém, não é nada difícil encontrar parentes da família que agora vive no Brasil, os De Gueus.
A lista dos parentes da família De Gueus não para de crescer e nunca está completa, pois a emigração se deu para vários lugares. Atualmente, o sobrenome se espalha para uma dúzia de países.
carambeí (Foto: Reprodução)carambeí (Foto: Reprodução)
No Centro Histórico de Carambeí, no bonito e variado acervo sobre a colonização, uma sala é dedicada aos De Gueus, na figura do seu Artian e de dona Helena, casal que, pode-se dizer, foi matriz de uma população.
Dick De Gueus, hoje com 70 anos, é um estudioso da genealogia da família e fundador da Casa da Memória de Carambeí.
No entender de Dick De Gueus, três pilares deram sustentação à formação da colônia. Primeiro, a religião. Até hoje, a igreja evangélica reformada é uma das referências do município.
Outro pilar que sustentou a fixação das famílias em Carambeí foi a educação. Um dos cômodos do museu representa uma salinha de aula antiga, do tempo em que não havia caderno, o aluno aprendia escrevendo em uma lousinha.
O terceiro pilar foi a união dos imigrantes no trabalho, no cooperativismo.
O motor que garantiu o sucesso da implantação da primeira colônia holandesa no Brasil foi, sem dúvida, o gado leiteiro. Na Holanda existe um lugar que é considerado como o centro de origem desse gado: a região chamada Frísia, que fica bem ao norte do país.
A vaca está tão entrenhada na cultura holandesa, que em Leeuwarden, capital da Frísia, tem até estátua em praça pública e tamanho real em homenagem a ela. O título da obra é “Nossa Mãe”, no dialeto frísio.
E foi em torno da “Nossa Mãe” que os pioneiros se assentaram. Na tradição dela, até hoje se entrelaçam a cooperação entre famílias e amigos de ascendência holandesa no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário