MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Governo anuncia restauro de pontos turísticos históricos em Manaus

 

Reforma na Praça do Congresso começará no próximo dia 15.
Programa 'Cartão Postal' trabalhará também no interior do Estado.

Do G1 AM
Praça do Congresso, no centro de Manaus, será restaurada (Foto: Alex Pazuello/Agecom)Praça do Congresso, no centro de Manaus, será restaurada (Foto: Alex Pazuello/Agecom)
O governador do Amazonas, Omar Aziz, assinou, na manhã desta quarta-feira (14), o Decreto que dispõe sobre a criação do programa Cartão Postal, voltado para a reabilitação de lugares históricos de Manaus e de cidades do interior do Estado. Ele também assinou a ordem de serviço para a primeira etapa do projeto em Manaus, que inicia com as obras de recuperação da Praça Antônio Bittencourt, popularmente conhecida como Praça do Congresso, no centro da capital. O projeto, que vai reabilitar a avenida Ribeiro, da Praça do Congresso até o Porto, está orçado em R$ 11 milhões para investimentos até outubro de 2012 e será dividido em diversas etapas.
De acordo com a Agência de Estado de Comunicação (Agecom), as obras na Praça do Congresso estão previstas para iniciar nesta quinta-feira (15). "Como não podemos recuperar tudo ao mesmo tempo, iremos fazendo por etapa. Inicialmente, vamos fazer com que a Praça do Congresso recupere o formato original do inicio do século XIX e assim sucessivamente nas outras áreas", destacou Aziz.
A primeira etapa do restauro da Praça do Congresso custará R$ 2,5 milhões e tem prazo de conclusão de 180 dias. De acordo com o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, a praça irá recuperar seu traçado original, incluindo o revestimento das calçadas, asfalto e iluminação.
Na segunda etapa será feita a revitalização das fachadas do entorno da Praça e, em seguida, as fachadas da avenida Eduardo Ribeiro (trecho entre as ruas Monsenhor Coutinho e 24 de Maio). Depois será realizada a urbanização do entorno da Praça do Congresso (pavimentação, calçamento, rede elétrica subterrânea, instalações diversas e equipamentos urbanos) e a implantação da via permanente e rede aérea do bonde, no trecho entre as ruas 10 de Julho e 24 de Maio.
A quinta etapa envolve a fabricação e fornecimento de bonde elétrico de época, que deverá funcionar quando concluída a urbanização até a rua 24 de Maio. As próximas etapas incluem a revitalização e urbanização do perímetro da rua 24 de Maio à Sete de Setembro e, na sequência, da avenida Sete de Setembro até o Porto de Manaus, com a ampliação da linha do bonde. "Os turistas vão descer dos navios e embarcar no bonde até o Teatro Amazonas", explicou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário