MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Funai vai aumentar área de reserva indígena de Douradina, MS

 

Estudo determina que área seja aumentada em mais de 10 mil hectares.
Vários agricultores devem perder as propriedades.

Do Globo Rural
Em uma comunidade indígena de Douradina, Mato Grosso do Sul, vivem aproximadamente mil índios das etnias guarani e kaioá. Há cinco anos a Fundação Nacional do Índio realiza um estudo antropológico na área e o resultado foi publicado agora. A reserva poderá ter um aumento de área 30 vezes maior do que é atualmente.
A aldeia Panambi Lagoa Rica tem cerca de 400 hectares, mas de acordo com o estudo, passaria dos 12 mil hectares, aumento que preocupa os produtores rurais, já que grande parte das plantações ficam no entorno do município e podem se tornar território indígena.
Por enquanto, o estudo é uma portaria e ainda vai passar por um grande processo para que seja homologado. A vida de mais de 80 agricultores das cidades de Itaporã e Douradina, municípios incluídos no estudo, mudaria completamente na visão dos agricultores.
A portaria ainda não é uma decisão definitiva, os agricultores têm agora 90 dias para recorrer do processo e pedir revisão do estudo. De acordo com o Ministério Público, quem perder as terras por causa da demarcação deverá ser indenizado pela União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário