MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Fumaça vinda de queimadas encobre cidade no Pantanal de MS

 

Nas últimas 24 horas foram registrados 57 novos focos de incêndio, diz Inpe.
Situação é atípica para o mês de dezembro na região, dizem bombeiros.

Do G1 MS com informações da TV Morena
Uma densa camada de fumaça encobriu, nesta sexta-feira (23), a cidade de Corumbá, localizada na região do Pantanal, a 444 quilômetros de Campo Grande. O rio Paraguai, um dos cartões postais da cidade, desapareceu no meio da fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a fumaça é resultado do elevado números de queimadas da região.
Somente nas últimas 24 horas foram registrados 57 novos focos de incêndio em Corumbá, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Ainda segundo o instituto, imagens de satélites indicaram que o número de focos em Corumbá aumentou 87% este mês, em comparação com o mesmo período do ano passado. Somente de 1º a 23 de dezembro, foram 344 incêndios.
Os números comprovam que a cidade pantaneira é a que mais sofre com as queimadas em Mato Grosso do Sul. Em 2011, já foram já foram monitorados mais de 1,3 mil focos de incêndio na região, que equivale a um terço do total de incêndios registrados no estado.
O Corpo de Bombeiros explica que o acúmulo de queimadas em dezembro é uma situação atípica para a região, porque os focos geralmente se concentram no período de estiagem, entre julho e agosto.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a brigada contra incêndios é formada por 29 homens que atendem toda a região do Pantanal em Corumbá. Os brigadistas contratados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devem trabalhar somente até o fim do mês na região, como acontece todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário