MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Falta de chuva preocupa arrozeiros do Rio Grande do Sul

 

Desde agosto de 2010, as chuvas estão abaixo da média na região.
Área plantada passou de 27 para 16 mil hectares cultivados.

Do Globo Rural
O agricultor Cleiton Foleto tem 200 hectares plantados com arroz. A lavoura se encontra em germinação, fase em que a água é importante para o desenvolvimento da planta. Por causa da estiagem que atinge a região, Cleiton teme os prejuízos que deve ter.
De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz, na região da Campanha do Rio Grande do Sul houve uma redução de 40% na área plantada com a cultura. O principal motivo é a falta de água, a maioria das barragens, utilizadas para irrigação, está abaixo do nível normal.
Das quatro barragens de Valdir Donicht apenas uma está completa. A área plantada também foi reduzida. Na última safra foram cultivados 380 hectares e nesta, o arroz ocupa 230 hectares. A queda é de 40%, mesmo assim, a necessidade de utilizar a água antes do previsto pode comprometer o desenvolvimento da lavoura. "As precipitações que ocorreram não encheram as barragens. Estamos agora trabalhando com muito cuidado o manejo da água", explica.
Ricardo Pavinato Zago, presidente da Associação dos Arrozeiros de Bagé e região, fala sobre as medidas que o setor está tomando para enfrentar a safra que deve ser menor e com problemas climáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário