MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ENTÃO O PRÉ-SAL FOI MAIS UMA MENTIRA DO PT?

Importação de gasolina pela Petrobras quintuplica em 2011

Média diária saltou de 9 mil litros em 2010 para 45 mil litros.
Estatal vai fornecer diesel com baixo teor de enxofre a todos os estados.

Da Reuters
A média de importação de gasolina pela Petrobras em 2011 quintuplicou em relação a 2010, informou nesta segunda-feira o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa. A média diária comprada no exterior saltou de 9 mil litros no ano passado para 45 mil litros atualmente.
O consumo médio de gasolina no Brasil aumentou em 90 mil barris por dia, uma alta de 19% ante 2010, afirmou Costa a jornalistas após evento no Rio.
O consumo e a importação de gasolina têm crescido em meio a uma quebra da safra de cana no centro-sul do Brasil, a principal região produtora, o que reduziu a oferta de etanol e deixou o biocombustível menos competitivo em relação ao combustível fóssil na maior parte do ano.
A importação cresceu apesar de a Petrobras ter elevado a produção de gasolina no país desde meados deste ano. O consumo cresceu ainda em função de uma redução na mistura de etanol anidro na gasolina, de 25% para 20%.
Diesel mais limpo
A partir de 1º de janeiro, a Petrobras ampliará o fornecimento de diesel S-50, com baixo teor de enxofre, para todos os estados brasileiros.  O combustível começou a ser distribuído gradativamente em todo o país em 2009, mas a partir do ano que vem veículos com nova tecnologia de motores Euro 5 (o mais avançado do mercado em termos de controles de emissões) começam a ser fabricados no país.
Costa disse que, para adaptar seu parque de refino aos novos motores, a Petrobras investiu R$ 32,8 bilhões entre 2005 e 2010. Para o período 2011 a 2015, estão previstos outros R$ 21,8 bilhões na produção de diesel de baixo enxofre.
Em 2012, as refinarias de Capuava (Recap), em São Paulo, Landulfo Alves (Rlam), na Bahia, e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, começarão a produzir o novo combustível. Cada planta receberá pelo menos uma unidade de tratamento de diesel orçada entre US$ 500 e US$ 700 milhões cada.
A Petrobras pretende disponibilizar o diesel S-50 em 900 postos de sua subsidiária BR Distribuidora em um primeiro momento, ampliando essa rede no futuro. O presidente da BR, José de Lima Neto, disse que o diesel mais limpo custará seis centavos de real mais caro que o diesel comum.

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