MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Crise europeia afeta exportações de figo de Valinhos, interior de SP

 

Colheita da fruta bastante comum nas mesas de Natal começou mais tarde.
Produção é boa, mas deve haver queda nos preços.

Do Globo Rural
A safra que começou o mês passado vai até março porque o clima interferiu no início da colheita. “Foi um pouco mais frio que o normal e a safra não cresceu adequadamente. Houve um atraso de 15 dias, mas isso não prejudica a produção”, explica Henrique Conti, da Casa de Agricultura de Valinhos.
O figo é uma cultura centenária em Valinhos, São Paulo, município considerado capital nacional da variedade roxa. Na região existem 400 mil pés plantados e a expectativa é colher 2,5 milhões de caixas.
Os números são praticamente os mesmos da safra passada, só o cenário da exportação é que mudou. Haroldo Lacarini, que tambem é produtor de Valinhos e tem 50 mil pés, exporta 70% da safra para Alemanha, Holanda e Inglaterra, mas a crise econômica trouxe reflexos. “Foi um dos piores anos para exportação, caiu bastante, em torno de 30%”, conta.
A caixa com 24 frutas gira em torno de R$ 6 a R$ 7 para exportação. Com a redução na venda para o exterior, a safra pode ter mais oferta no mercado interno. Bom para o consumidor, mas ruim para quem produz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário