MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Falta de chuva prejudica lavouras de soja, no Paraná

 

Chuva irregular deixa os produtores da região oeste apreensivos.
Desenvolvimento das lavouras está abaixo do previsto.

Do Globo Rural
Um olho na soja, outro no céu. Na fazenda de José Scholz, a lavoura está pedindo água. Apenas uma garoa aqui, outra ali não tem resolvido o problema.
O desenvolvimento da soja não vem seguindo um padrão no oeste do Paraná. Enquanto em alguns locais a lavoura está alta, bonita, em outros, ela mal cresceu. As que foram semeadas mais cedo sofreram com o frio prolongado. Agora, para complicar, as chuvas não estão sendo bem distribuídas.
Comparando uma plantação com outra semeada 10 dias depois. Na primeira, a soja está alta e deve crescer ainda mais vistosa. Nelson Paludo, que cultiva 240 hectares, acompanha de perto a diferença. O resultado deve ser safra cheia em uma área e quebra na outra.
Nelson dividiu a área de soja com o milho este ano, acompanhando a decisão da maioria dos agricultores. Assim, o milho ocupa mais espaço entre as lavouras. Só na região de Toledo, o crescimento foi de 80%, chegando a 33 mil hectares.
A boa notícia é que, ao contrário da soja, o milho está surpreendendo. “A quantidade de milho cresceu, no verão o resultado vai ser muito bom porque o consumo é intenso pelas agroindústrias e essa commoditie está com estoque ajustado interna e externamente”, explica João Luiz Nogueira, técnico agrícola do Deral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário