MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Casos de leptospirose aumentam e 16 mortes são confirmadas, no ES

 

Neste ano, 256 pessoas contraíram a doença no estado.
Leptospirose pode ser transmitida por água contaminada nas enchentes.

Do G1 ES
As chuvas intensas que têm atingido o Espírito Santo nos últimos dias trazem mais uma preocupação, desta vez ligada à saúde da população: o aumento de casos de leptospirose. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que, em 2011, 256 casos e 16 óbitos já foram confirmados. No ano passado, foram registrados 220 casos e quatro mortes.
A leptospirose é uma doença causada por bactéria, que é eliminada para o meio externo, principalmente, por urina de ratos e transmitida pelo contato com água suja em locais alagados. O simples contato da urina com a pele pode transmitir a doença. Por isso, o alerta é para que as pessoas evitem ao máximo o contato direto com águas de inundações e enchentes, que podem estar contaminadas.
De acordo com a Sesa, aqueles que moram em locais onde o acesso ao saneamento básico é precário e que constantemente ficam alagados devem ter cuidado redobrado. Cuidados simples como proteger os pés com calçados ou até mesmo com plástico, lavar bem os alimentos, tomar cuidado com a água ingerida, evitar contato com roedores, principais transmissores da doença, e evitar acúmulo de entulhos podem salvar vidas.
Para desinfetar locais atingidos por enchentes, basta preparar uma solução de um litro de água sanitária para quatro litros de água, umedecer panos e limpar cada ambiente, retirando a lama e lavando chão, paredes e objetos. Para que a pessoa que esteve em contato com locais inundados possa se desinfetar, em importante que ela se limpe com água, sabão e álcool.
Quem já entrou em contato com água suja deve ficar atento a sintomas como febre alta, dor de cabeça e dor muscular, principalmente na panturrilha. Náuseas, vômitos, icterícia e diarréia também podem ocorrer. Após a contaminação, leva-se, em média, 15 dias para manifestar os primeiros sintomas.
Confira como se previnir
- Controlar a população de ratos é a principal forma de evitar o risco de leptospirose. Para isso, é preciso que o ambiente seja mantido limpo;
- Não entre em ambientes de lama ou em locais de criação de animais sem proteção adequada, como luvas e bota;

- O lixo doméstico deve ser ensacado e posto fora de casa, no alto, pouco antes de o lixeiro passar;

- É importante manter limpos quintais, terrenos baldios, ruas e córregos, evitando entulhos e objetos inúteis;

- Terrenos baldios devem ser limpos, murados e sem lixo;

- Mantenha a caixa d’água limpa e bem tampada, evitando a invasão de ratos.

Casos de leptospirose no Espírito Santo
Os dados foram computados pela Sesa até o dia 28/11.
2007: 141 casos, sendo cinco óbitos;

2008: 136 casos, sendo sete óbitos;

2009: 227 casos, sendo seis óbitos;

2010: 220 casos, sendo quatro óbitos;

2011: 256 casos, sendo 16 óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário